Contratação de Mion cai como uma bomba para apresentadores da Globo

Nos bastidores apresentadores chegaram a classificar como 'traição' atitude da emissora em levar Mion para os sábados até dezembro

Marcos Mion e Boninho
Foto: Reprodução/Stories Instagram
Marcos Mion e Boninho


A contratação do apresentador Marcos Mion pelo Grupo Globo, divulgada na última sexta-feira (6) caiu como uma bomba para alguns apresentadores já contratados pela casa. Em conversas nos bastidores e em grupos de WhatsApp, alguns apresentadores teriam classificado a escolha de colocar Mion até dezembro à frente do Caldeirão como uma 'traição'.

A TV Globo anunciou que Mion fica no Caldeirão somente até dezembro. Isso porque internamente ainda é travada uma disputa pela programação de sábado a tarde. O contrato de Mion é de dois anos e teve como foco a programação do Multishow, onde ganhará um reality show, um programa semanal, e também terá projetos ligados à cobertura de grandes eventos. 


A emissora optou por colocar Mion na última hora substituindo Luciano Huck nos sábados de Caldeirão por três motivos: o primeiro é que o Caldeirão não pode sair do ar até dezembro, uma vez que existem contratos vigentes assinados entre anunciantes e o programa até o final do ano. Por isso, inicialmente, a emissora divulgou de forma oficial que Tiago Leifert ficaria até março de 2022 no lugar do Fausto Silva, justamente para Huck encerrar o Caldeirão até dezembro de forma que a emissora pudesse honrar com todas as cotas publicitárias assinadas até dezembro. Entretanto, como Huck não aceitou esperar nove meses para substituir Leifert - uma vez que o acordo foi ser o primeiro substituto de Faustão - a Globo precisou voltar atrás e antecipar o ingresso de Huck aos domingos sem poder - ao mesmo tempo - encerrar com o Caldeirão.

Você viu?

O segundo motivo é que Tiago Leifert terminou o Big Brother - tapou o buraco inicialmente deixado pela saída antecipada do Faustão - mas ainda precisaria apresentar o The Voice e o Big Brother. Por isso a Globo tinha optado dar férias para ele com a antecipação de Huck aos domingos, pois planejava colocá-lo em um novo programa aos sábados após encerrar o Caldeirão do Huck em janeiro. Dessa forma, André Marques iria assumir os sábados até dezembro para cumprir as obrigações publicitárias que giram em torno do Caldeirão até o final do ano.

O terceiro e último motivo é que André Marques saiu com a imagem inteiramente rejeitada pelo público após o fracasso do reality No Limite. O público fez duras criticas ao seu desempenho e a imagem do apresentador não foi bem vista nas pesquisas feitas após o reality para apresentar o Caldeirão, mesmo já tendo sido informado pela cúpula da Globo que ele ficaria até dezembro.

Mion vira opção para tapar buraco do Caldeirão até dezembro

Mas onde entra Marcos Mion nessa confusão? Inesperadamente a Globo - que já tentava contratar Marcos Mion para a programação do Multishow - conseguiu resolver este impasse com a Netflix na sexta-feira. Quando um dos executivos da amissora descobriu que o Canal e a Netflix resolviam o impasse assinando um termo que para trabalhar na Multishow a emissora deveria abrir mão apenas de colocar - sob qualquer hipótese - o apresentador no Globoplay, a emissora efetivou a contratação de dois anos do Mion e esse mesmo executivo deu a ideia de colocar Mion para cumprir a obrigação publicitária que o Caldeirão tem com os anunciantes até dezembro deste ano. Dessa forma foi anunciado que Mion ocupa os sábados somente até dezembro.

Essa escolha, entretanto, causou temor em Tiago Leifert e André Marques. Leifert porque já havia pedido para deixar o BBB e sua ida para a programação de sábado com um novo programa ano que vem seria o seu álibe. Ele tem medo de que Mion seja escolhido pelo público para ficar de vez e que a emissora considere agora essa opção. Já André Marques se sentiu traído por ser descartado de última hora, uma vez que a Globo já havia avisado ao apresentador para se preparar para ocupar o lugar de Huck aos sábados. Ele tinha esperanças de ter um bom rendimento e também ser uma opção definitiva.

O fato é que se iniciou agora uma nova guerra nos bastidores que envolve André Marques, Leifert e Mion em relação ao destino dos sábados na emissora a partir do ano que vem. Internamente, sabe-se que Marcos Mion também pretende ficar na programação ano que vem.