Exclusivo

O que esperar do Big Brother Brasil 24?

Apesar do faturamento de mais de R$ 1 bilhão, Globo fez avaliação sobre pontos negativos na última edição e prepara mudanças

Foto: Reprodução/Globo
Big Brother Brasil chega a 24 edição


Após o término da última edição do Big Brother Brasil a cúpula da Globo se reuniu para fazer um balanço e uma avaliação do último reality. Diversas colocações teriam sido comentadas pelos executivos na mesa ressaltando pontos positivos e negativos que geraram o apontamento de algumas sugestões, entre elas uma pesquisa que começa a rodar no início do segundo semestre.

De acordo com fontes do setor institucional da TV Globo, em que pese o faturamento de mais de R$ 1 bilhão de reais alcançados na última edição, a Globo avaliou que poderia ter entregue um conteúdo melhor para o público. A emissora avaliou que o desempenho do Ibope não foi o esperado, e que precisou colocar o programa em meio a diversas mudanças para segurar o público e agradar os patrocinadores que investiram alto em cima da audiência.

Outro fator levantado foi que a credibilidade do programa foi muito afetada nesta última edição com a repercussão internacional de assédio ocorrido na casa, que resultou na saída do cantor MC Guimê e do lutador Cara de Sapato. Há um temor de que os patrocinadores já não desembolsem os mesmos valores de cotas pagas na última edição.


Durante a reunião também teria sido comentado que o jogo ocorreu mais fora do que dentro da casa, e que a briga entre administradores das redes sociais dos participantes também se sobressaiu nesta última edição além do normal.

Como os últimos ganhadores das últimas edições foram pessoas anônimas, com exceção do ator e cantor Arthur Aguiar, fontes da Globo dizem que a próxima edição pode não trazer nomes de grande peso na mídia. A Globo tinha a intenção de aproveitar personalidades famosas para reforçar a marca do Big Brother Brasil, mas avaliaram que nenhum deles pôde ser aproveitado e que a estratégia falhou. Ainda de acordo com uma fonte da emissora havia um investimento previsto para os famosos que se destacassem no reality, mas que a estratégia não vingou, mesmo com Arthur Aguiar.

A TV Globo ainda vai avaliar a próxima edição para definir se Tadeu Schmidt continuará no ano de 2025. Pesquisas vão acompanhar o desempenho do apresentador em mais uma edição. Tadeu não teve um impacto tão preciso na última edição e não agradou parte de uma grande audiência.

Mesmo com a necessidade das estratégias "turbo" para movimentar a casa, a avaliaram também que a velocidade e quantidade de variações de provas na semana deixou parte do público e até mesmo da crítica especializada confusa. Ainda de acordo com fontes da emissora, a conclusão foi de que, apesar de todos os esforços, o resultado também fez a audiência oscilar e não ser diluída de forma constante ao longo de toda edição.