Exclusivo

TV Globo coloca Rita Lobo em teste na panela da popularidade

Após Paola Carosella, GNT está de olho em nomes como André Marques e Juliano Cazarré, que carregam grande público pela internet

Foto: Divulgação
Rita Lobo


Conforme este colunista revelou com exclusividade em agosto de 2022, a TV Globo negociava levar a apresentadora Rita Lobo para a programação aberta da emissora. O projeto - testar a popularidade da culinarista na programação - havia ficado na gaveta para adiantar a contratação da também chef de cozinha Paola Carosella.

A contratação de Carosella também foi adiantada em abril de 2022 por este jornalista, e confirmada pela Globo somente em agosto. Naquela época, a emissora carioca tentava comprar os direitos de transmissão do MasterChef Brasil, e por isso era mais interessante adiantar a contratação de Paola Carosella.


A Globo agora vai testar Rita Lobo e realizar também uma análise de popularidade com a apresentadora na TV aberta. Uma janela de possibilidades estão surgindo na mesa da emissora para a possível programação matinal que deve ser reformulada em 2025.

Além de uma possível reformulação nas Supermanhãs, em recente reunião executivos da emissora avaliaram que não possuem um reality de culinária que esteja na preferência do público. Uma pesquisa de opinião quantitativa realizada por uma agência a pedido da emissora concluiu que quase 100% dos pesquisados escolheram o MasterChef como o programa que o telespectador brasileiro mais se identifica.


A chegada das duas à programação aberta não é por acaso. A Globo busca fechar um time para oxigenar as manhãs e também a programação de temporadas da casa. Não há definição ainda para a grade do próximo ano, mas uma coisa já foi conversada entre os executivos na emissora: as duas não teriam problema algum em trabalhar juntas para ajudar em uma futura reformulação nas manhãs da Globo. Como se não bastasse, uma reformulação também é esperada para atingir o "É de Casa", e este é mais um motivo para a Globo testar Rita Lobo após Paola.

Depois de 10 anos no ar com o Encontro, a saída de Fátima Bernardes mostrou que Patrícia Poeta talvez não seja o nome certo para ficar pelos próximos 10 anos em uma nova programação dada a rejeição do público. Estes eram os planos da emissora ao decidir pela permanência do Encontro na grade como principal matinal. Ana Maria Braga também não é mais certeza nessa nova reformulação que está por vir.

Segundo fontes da emissora, a próxima reformulação em 2024 pode ampliar o time de apresentadores no matinal, de forma a minimizar a personificação de um único apresentador na programação após o fracasso de Patrícia Poeta e Manoel Soares na composição do matinal.

André Marques e Juliano Cazarré

Ainda na época em que a Globo avaliava levar Rita Lobo para a programação aberta - e também contratar Paola Carosella - outros dois nomes estavam na mesa dos executivos: André Marques e Rodrigo Hilbert. O nome de André Marques era o o mais forte. O apresentador já tinha um projeto bem estruturado e apresentado à empresa, mas de acordo com fontes do canal a escolha ficou por conta da preferência de uma mulher. Acreditou-se que uma nova figura feminina poderia angariar boa popularidade com a audiência de Ana Maria Braga. Na verdade, a missão para ocupar o programa "Minha mãe cozinha melhor que a sua" seria de Rita Lobo, e não de Paola Carosella. 

Segundo fontes deste colunista o nome de André Marques continua forte na emissora. Há interesse do GNT em levar o formato que o apresentador entrega na internet para uma temporada no canal fechado, com possibilidade de transmissão na programação aberta. 

A novidade ficou por conta do nome do ator Juliano Cazarré. Este colunista também descobriu com exclusividade que o artista saltou aos olhos da Globo com o conteúdo de receitas que vem produzindo na internet. O GNT também mira em um possível projeto com o ator no segmento.