Exclusivo

Mascote do Mais Você foi cotado para apresentar TV Globinho

Contrato entre Ana Maria e a Globo impediu que vontade da emissora fosse concretizada

Foto: Reprodução/Globo - 20.07.2023
Mascote sempre fez sucesso com os telespectadores


O leitor não sabe, mas a coluna descobriu que o carismático mascote criado pela apresentadora do Mais Você, Ana Maria Braga, esteve entre os desejos da vênus platinada para apresentar a TV Globinho antes do matinal ser extinto com a chegada do Encontro com Fátima Bernardes.

Fontes da direção de contratos da emissora confirmaram a este colunista que o papagaio precisou tirar férias também nessas próximas duas semanas com a apresentadora por uma questão contratual.


O lourinho deve sair do ar sempre que a Ana Maria retirar suas férias oficiais. Exceto situações não previstas – como problemas de saúde ou alguma ocasião extraordinária - o papagaio sempre deve sair de férias com Ana Maria. Não por acaso, a apresentadora anunciou oficialmente na semana passada as suas férias junto ao período de descanso de Fábio Caniatto. 


O leitor lembra que este colunista revelou também que Ana Maria vinha tentando marcar suas férias há pelo menos três meses. Toda confusão envolvendo Manoel Soares e Patrícia Poeta acabou segurando Ana Maria no ar até que a Globo conseguisse estabilizar a programação matinal colocando Patrícia Poeta de férias para demitir o apresentador Manoel Soares.

A decisão sobre a demissão de Soares também foi antecipada com exclusividade nesta coluna no dia 12 de setembro de 2022. Naquela ocasião, este colunista informou que a demissão já estaria acertada dentro da Globo para o final do primeiro semestre do próximo ano, o que acabou se confirmando.

Ainda de acordo com fontes da coluna, a Globo ainda não conseguiu flexibilizar com Ana Maria Braga os limites impostos contratualmente em relação ao seu mascote. E é bem provável que não consiga mais, depois de duas décadas de parceria. O lourinho é criação da apresentadora. O papagaio só pode participar de programas - como ocorrido recentemente no Altas Horas - com autorização da comunicadora. Nesta última ocasião, Ana Maria teria aceitado por um nobre motivo: Serginho Groisman fazia uma edição especial em prol das doações para o Criança Esperança.

 Ainda de acordo com fontes da emissora, o contrato entre a Globo e Ana Maria determina que o mascote precisa estar no ar sempre acompanhado da apresentadora, exceto em casos de saúde ou situações imprevisíveis e que, ainda sim, devem ser solucionadas sempre em comum acordo com a apresentadora. 

Este contrato é bem firmado entre Ana e a emissora desde a sua chegada à Globo depois de uma consagrada carreira na RecordTV. O contrato sempre foi uma garantia de que sua criação não poderia bater asas e voar no poleiro de outro apresentador, por exemplo.

Durante esta apuração, este colunista descobriu também que o intérprete do Louro José, Tom Veiga, esteve na mira da emissora para apresentar o TV Globinho, antes que o matinal fosse enterrado com a chegada do Encontro com Fátima Bernardes. Na época, o papagaio vivia o auge do seu carisma com o público e a Globo não conseguiu colocar o desejo em prática, justamente em razão das cláusulas contratuais que ligam o mascote a Ana Maria.

Ainda segundo fontes da área de contratos da Globo, até hoje estas cláusulas representam um entrave para a Globo expandir ainda mais o Lourinho para outras cartelas de clientes, produtos e publicidades da casa.