Exclusivo

Ana Maria conversou com a Globo sobre fim do + Você antes das férias

A coluna obteve informações de como a complexidade do assunto atingiu em cheio o setor comercial da emissora.

Ana Maria Braga emocionada no 'Mais Você'
Foto: Reprodução Instagram - 08.08.2023
Ana Maria Braga emocionada no 'Mais Você'


Este colunista tem conversado quase que diariamente com fontes seguras da Globo que vêm atualizando a situação da apresentadora Ana Maria Braga dentro da emissora. Uma complexidade de fatores tem pautado esta relação atualmente, resultando, até mesmo, numa ordem pretérita de censura pelo Grupo Globo, que determinou a pedido da direção comercial que uma matéria publicada pelo Extra sobre uma possível aposentadoria da comunicadora fosse retirada do ar.

Nas últimas semanas um silêncio posterior deixou 'aos céus' a repercussão enterrada em menos de 24 horas pelo golpe de foice na garganta, que veio reforçado por um vídeo gravado pela apresentadora logo em seguida. Entretanto, a cúpula da Globo intensificou ainda mais as conversas a respeito da apresentadora Ana Maria Braga durante o seu período de férias em Israel. Este colunista, por sinal, deixará à furo a revelação de que " após as férias as conversas retornariam com mais calma", teria escutado a apresentadora da direção, dias antes de embarcar para o descanso na Terra Santa. 



A verdade é que a nota do Jornal Extra não mentiu. Apenas criou um grande problema para a Globo com as cotas comerciais do Mais Você que já estão fechadas para o início do primeiro trimestre de 2024 e precisariam ser remanejadas para outros programas com um possível encerramento do programa. O grande problema foi a notícia da possível mudança chegar aos ouvidos dos anunciantes antes de uma conversa direta com a Globo, já com um plano e uma solução para seus clientes comerciais.

Para que o caro leitor tenha mais entendimento sobre a importância orçamentária do Mais Você para a emissora, no dia em que a nota do Extra foi publicada 21 anunciantes ligaram inseguros para a direção comercial da Globo cobrando uma satisfação. Marcas estas, por sinal, que a Globo vem tentando oferecer e inserir em outros produtos da casa.

De acordo com fontes na emissora, após a retirada da nota no ar - mesmo com a edição impressa nas bancas - a Globo pediu que Ana Maria gravasse um vídeo desmentindo a nota vazada. Atrás de tudo, um recado de segurança ao mercado pela confirmação precoce de um fato que é publicado em um dos veículos do próprio Grupo Globo, portanto, praticamente inquestionável.

Segundo fontes seguras deste colunista é fato que Ana Maria Braga teria sinalizado à Globo o interesse em deixar a programação diária a partir do de 2024. A coluna lembra quando o mesmo movimento foi feito pela Fátima Bernardes e noticiado aqui com excluvidade com nove meses de antecedência às confirmações oficiais.

O contrato da apresentadora vai até 2025. A Globo já não pretendia renovar, e por isso vem esquentando na programação nomes como os da Rita Lobo e Paola Carosella. Entretanto, a Globo ainda não tinha um plano perfeito para receber a notícia da própria Ana Maria que a saída da grade diária poderia ser antecipada pela sua própria vontade em meio a uma turbulência que o também matinal Encontro vem atravessando.

Este colunista vem conversando com fontes da área comercial da emissora e também com fontes que transitam na direção de contratos do canal. Estas últimas confirmaram que a Globo ainda não tem um projeto ideal para substituí-la. Este, inclusive, teria sido o posicionamento da emissora diante do pedido antecipado da apresentadora em deixar a grade diária no próximo ano.

Ainda de acordo com fontes da coluna, a direção da Globo teria respondido para Ana Maria sair de férias "com tranquilidade", e que o assunto retornaria com mais calma posteriormente. Naquele momento o importante seria abafar a notícia para o mercado, e por isso Ana Maria teria aceitado a sugestão para gravar o vídeo que foi publicado em suas redes sociais - gravado do próprio estúdio do Mais Você - jogando o jornalista Leonardo Ferreira aos leões, como se fazia na Idade Média, em que os mensageiros das más notícias eram jogados à forca.

Ana Maria Braga teria concordado com a Globo que ficaria até a emissora arrumar a casa com um projeto ideal. A emissora, inclusive, teria retornado a Ana Maria que começaria a trabalhar nesta construção ainda neste segundo semestre de 2023. Entretanto, este colunista também descobriu o quê a cúpula da Globo pensa a respeito atualmente sobre a saída de Ana da programação matinal diária e como pretende resolver a questão.

Emissora monta força tarefa


Executivos da emissora avaliam que Ana Maria Braga tem uma audiência que pode continuar com a emissora por meio do tão aguardado programa semanal que a comunicadora sempre esperou ganhar da vênus platinada na programação aberta. O canal avalia que o momento ideal seria justamente quando Ana decidisse deixar a programação diária. A emissora temia que os dois produtos simultaneamente nas mãos da comunicadora acelerassem sua vontade de ficar apenas na grade semanal antecipando a saída da programação diária. Por isso, a Globo já teria informado à Ana Maria que a apresentadora pode continuar na programação com um programa semanal quando deixar a grade diária.

Agora a questão é outra: a emissora entende que o público de Ana Maria não necessariamente poderá migrar para outra apresentadora sem que a construção e a passagem de bastão tenham intensa participação da própria Ana Maria, o que não aconteceu com Fátima Bernardes e Patrícia Poeta durante a transição do Encontro. A Globo sabe que este ponto será determinante para uma possível e futura sucessão da apresentadora. 

Ana Maria Braga


Ainda de acordo com fontes deste colunista, a Globo teria explicado para Ana Maria durante esta conversa que também precisaria de mais tempo - pelo menos até o fim do tempo integral de contrato firmado - para fazer o processo de forma gradativa e certeira. Além de Fátima e Patrícia, a saída antecipada de Fausto Silva da emissora deixou marcas comerciais que o canal não pretende sentir novamente.  

Mas a conversa, ao contrário do que possa parecer, não foi tensa. Ana Maria teria concordado com a direção da casa e dito que aguardaria então um sinal mais claro e decisivo da empresa para fazerem tudo da melhor forma. Até o momento, estas são as informações mais factuais a respeito do que vem sendo discutido dentro da Globo entre a apresentadora e a emissora.

A coluna reforça que tem seu único compromisso com o leitor, publicando e dando conhecimento a fatos verdadeiros que, em sua maioria - principalmente nos últimos meses - vem precisando de árduas apurações às versões oficiais passadas ao público, nem sempre verdadeiras.