Novos nomes chegaram à direção de contratos da TV Globo com uma sinalização para que não sejam renovados após o término contratual. Três deles estão no time dos maiores atores da casa. Laura Cardoso, Rosa Maria Murtinho e Mauro Mendonça se juntam agora a uma lista que ainda figuram nomes como os de Tony Ramos, Cauã Reymond e Ary Fontoura.
De acordo com informações de fontes da área de contratos da emissora o contrato da atriz Laura Cardoso vence em 2024 e a ordem é não renovar. Ainda segundo essas mesmas fontes, o casal Rosa Maria Murtinho e Mauro Mendonça também terão seus contratos fixos finalizados. O casal fez a última renovação contratual em 2020 pelo período de dois anos, podendo ser estendido por mais um ano, como ocorreu.
A ordem na emissora é aproveitar ao máximo os atores que estão nos últimos dois anos de contrato para o elenco das próximas novelas. A direção da Globo espera finalizar todos os contratos nesses próximos 36 meses e intensificar a produção de dramaturgia remunerando atores e autores por obra.
Executivos da emissora ainda não estão assustados com a recusa de alguns atores que foram dispensados e não aceitaram o salário oferecido para trabalharem por obra. Neste time estão nomes como Antônio Fagundes, Grazi Massafera, Osmar Prado, Paola Duarte, Elisabeth Savalla, Giovanna Antonelli, Marcos Palmeira, Ana Paula Arósio, Mônica Iozi, entre outros.
Durante uma reunião esse ano, a direção da emissora reforçou o argumento de que o alto salário oferecido pelos streamings aos atores não vão passar das primeiras novelas, e que depois os cachês ficarão menores em razão da grande oferta. Os executivos do canal apostam que esse segundo momento vai chegar rápido e que nesta hora a maioria dos atores ainda iria preferir a vitrine da programação aberta.
O remake da novela Vale Tudo, por exemplo, é visto como um dos maiores testes. A direção aposta que nenhum ator recusará participar da trama em razão do seu potencial de audiência. Mas, apesar deste pensamento, há quem tenha outra conclusão dentro da emissora. Isso porque a recusa do ator Antônio Fagundes para integrar o elenco do remake de Pantanal ainda deixou uma cicatriz na emissora.