Exclusivo

TV Globo acende alerta com Tadeu Schmidt após Prêmio Multishow

Executivos da alta cúpula consideraram que Mion e Tadeu deveriam ter invertido as funções com o Criança Esperança

Foto: Reprodução/Globo/Fabio Rocha
O apresentadora comandará outro programa no próximo ano










A TV Globo ligou uma espécie de alerta em relação a projeção futura do jornalista e apresentador Tadeu Schmidt. Segundo fontes da direção de contratos do canal, o panorama para Tadeu Schmidt pode não ser nada bom. Internamente avaliaram também um erro da própria emissora: Marcos Mion que seria o nome certo para ser integrado ao time de apresentadores do Prêmio Multishow, enquanto Tadeu deveria ter ficado responsável pela apresentação do Criança Esperança no lugar do Mion.

Ainda de acordo com fontes do canal, executivos da emissora não esperavam que atração resultasse em um 'fiasco' de audiência. A novela 'Todas as Flores' entregou a programação para o Prêmio Multishow com um bom índice de audiência, que acabou despencando e colocando a emissora praticamente em um empate técnico com a RecordTV, que transmitia o reality A Fazenda 15. 


A 'toda poderosa' viu de perto a RecordTV se aproximar da liderança. Às 23h40, por exemplo, a TV Globo marcava 8 pontos enquanto o reality da RecordTV marcava 7,5 pontos de audiência. Na contrapartida, a Fazenda acabou batendo o recorde de audiência com a atração, que também não consegue mais atingir bons patamares como ocorria em edições passadas.

De toda forma - seja no Criança Esperança ou no Prêmio Multishow - a emissora já pretendia 'esquentar' a imagem do apresentador Tadeu Schmidt para a próxima edição do Big Brother Brasil.  A escolha, entretanto, acabou sendo para atração errada segundo fontes do canal. Parte da emissora também não teria entendido por que Marcos Mion não foi escalado para o prêmio, uma vez que seu contrato com a emissora previa a presença de Mion na cobertura dos grandes eventos musicais transmitidos pela emissora na programação aberta ou fechada. 

Ainda de acordo com fontes da direção de contratos do canal, a emissora anda receosa com o futuro e a carreira de Tadeu Schmidt, e por isso vai conversar ano que vem sobre a melhor maneira de reposicionar o apresentador na emissora, para evitar que aconteça o mesmo que ocorreu com a apresentadora Fernanda Gentil, e outros tantos profissionais que foram deslocados das suas áreas de interesse e tiveram realizações frustradas, como Tiago Leifert, que ao deixar o segmento de Esportes e ser remanejado para o núcleo entretenimento sentiu vontade de regressar as antigas funções ligadas ao esporte.

Outro caso é o do apresentador do É de Casa, Tiago Oliveira, que foi retirado da apresentação do Esporte Espetacular e direcionado ao núcleo de entretenimento no matinal. Outro caso também foi a apresentadora Andreia Beltrão, que deixou o comando do Estúdio I - exibido pela GloboNews - para se juntar ao time do É de Casa, ao lado do colega Tiago Oliveira.

Assim que terminar a próxima edição do Big Brother Brasil, a TV Globo irá aproveitar a imagem do apresentador e entregar o comando de um programa esportivo durante os próximos Jogos Olímpicos, que será realizado em Paris, na França. 

A ideia inicial da emissora era deixar ainda um terceiro programa nas mãos do apresentador no segundo semestre do próximo ano de 2024. O formato já vinha sendo desenhado e o nome provisório é 'Programa do Tadeu', que seria uma espécie de Tal Show. Mas, após o Prêmio Multishow, a emissora que saber melhor se a popularidade do jornalista após sua saída do Fantástico estará com ele em outros projetos na grade de programação, ou se confunde com a própria popularidade do Big Brother. 

O fato é que Tadeu é um excelente profissional e até hoje deixou um buraco no Fantástico, apesar do excelente trabalho do colega Alex Escobar. Sua ida do núcleo de jornalismo para o núcleo de entretenimento também não foi algo programado. A escolha precisou ser feita de forma imediata após o comunicado de que Tiago Leifert deixaria de apresentar a atração.  

Por hora, a emissora teria pedido para frear o 'Programa do Tadeu', e avaliar melhor o desempenho do apresentador na próxima edição do Big Brother, que ainda divide opiniões. De certo Tadeu já sai do reality direto para a produção da sua nova atração esportiva durante as Olimpíadas, mas a partir daí é ponto mais sensível que a Globo vai avaliar, uma vez que esta próxima edição do Big Brother Brasil pode ser a última de Schmidt. Mas isso é assunto para outra coluna.