Exclusivo

Compositor paraense abre processo contra Gaby Amarantos

Marquinhos Pará, que trabalhou com a cantora na banda TecnoShow diz que Gaby apropriou-se da sua música 'Gemendo' e mostra provas

Foto: Reprodução/Twitter
Gaby Amarantos


A cantora paraense Gaby Amarantos, que acaba de ganhar um Grammy Latino, está sendo processada por um antigo colega de trabalho, o compositor e cantor Marquinhos Pará. A coluna teve acesso a íntegra do processo que corre na 4º Vara Civil Empresarial de Belém. O processo acusa a cantora apropriação ilícita de direitos autorais e pede uma análise e reparação por danos morais e materiais. O valor inicial é de R$ 200 mil.

Marquinhos Pará esteve ao lado de Gaby Amarantos no início da carreira da artista. Juntos eles formaram a banda Tecno Show. No CD, o encarte levava na primeira faixa musical a canção 'Gemendo', devidamente creditada com o nome do Marquinhos Pará. Dentro deste encarte do CD Tecno show, o músico também apresenta ao judiciário um recado de Gaby Amarantos direcionado a Marquinhos do Pará pela sucesso da sua música.  



O documento narra que o compositor Marquinhos Pará descobriu que Gaby Amarantos teria passado a utilizar sua canção no DVD Tecno Show e Ponto Final, além de inserir a música em seus shows sem a sua prévia autorização. O documento acusa Gaby Amarantos de ter levado o 'plágio' musical do autor a âmbito internacional.

A ação judicial também aponta que Gaby Amarantos passou a creditar seu nome como autora da faixa musical. O fato teria sido percebido por Marquinhos do Pará por meio de uma reportagem feita com a cantora e publicidade pelo jornal impresso Diário do Pará. Nessa altura, segundo o autor da ação, Gaby Amarantos já havia utilizado a música também na sexta faixa musical do álbum Treme.

Internamente, no movimento musical paraense, o trabalho 'Treme' de Gaby Amarantos é muito confrontado e comentado nos bastidores pelas costas da contara. Isso porque o movimento Treme foi lançado pela Gangue do Eletro, mas após a término passado da banda comenta-se que Gaby teria se apropriado também do estilo do 'treme', fato reforçado quando ela passa a utilizar vestimentas coloridas e luminosas, exatamente como era feito pela Gangue do Eletro. 

O processo também apresenta uma dezena de troca de e-mails entre o compositor e equipe da cantora. Em um desses e-mails o compositor é respondido com a confirmação de que seus nomes estariam inseridos nos devidos créditos, e que bastaria apenas ele enviar os dados para o início dos trâmites, que não teriam ocorrido. Para Marquinhos Pará, fato mais grave foi ter comprovado que cantora teria registrado a canção em sue próprio nome na Abramos. Ainda em uma das trocas de e-mail, a cantora diz a Marquinhos pretendia ir a Belém conversar pessoalmente com o compositor a fim de resolver a situação.

O processo ainda aponta que Gaby Amarantos inseriu a música em todas suas plataformas musicais e ressalta no documento que a música acabou fazendo parte da novela Amor a Vida, sem que ele tenha recebido um centavo sequer. 

Ainda de acordo com a ação, Marquinhos Pará alega que senão bastasse a apropriação indevida da música, Gaby Amarantos também teria alterado parte da letra, trocando frases que eram em inglês por frases na língua francesa. 

Em contato com este colunista, Marquinhos Pará disse que espera obter justiça por meio da ação judicial. Ele considerou importante a conquista do Grammy Latino, mas pediu que a cantora "coloque a mão na consciência após a conquista e pague o que deve a ele, devolvendo também a sua música". O músico também revelou que recebeu um contato da cantora oferecendo apenas R$ 5 mil para abafar o caso, mas ele não teria aceitado.