Mesmo com a troca de cenário na virada do ano, o matinal Encontro está com a 'corda no pescoço' na programação da TV Globo. Dessa vez, de acordo com fontes ligadas à área de contratos da emissora, o departamento comercial do canal acendeu à direção geral da emissora uma espécie de 'sinal vermelho' acerca do matinal.
Segundo essas mesmas fontes, o investimento que vem sendo feito com o matinal não estaria angariando lucros comercial. Há uma debandada de anunciantes que, considerados já clientes da emissora - têm optado por colocar suas divulgações em outras atrações da programação, como no Mais Você, Altas Horas, É de Casa, além dos intervalos durante a programação.
Em um resumo simplificado, o departamento financeiro da emissora - setor responsável pelas contas a pagar e a receber da programação - avisou que os lucros esperados com a atração no ar por meio das demandas publicitárias enfrentam um péssimo período, o que já estaria comprometendo o planejamento de caixa do canal.
Recentemente, após perceber que a apresentadora Tati Machado conseguiu manter a audiência do Mais Você intacta quando substituiu Ana Maria Braga, a emissora decidiu adiar o programa de Tati Machado para o segundo semestre. A atração tinha previsão de estrear após o término de Mulheres de Areia, ou seja, no início da tarde.
Em últimas reuniões, executivos do canal resolveram adiar o programa para entender melhor se a audiência de Tati Machado estaria muito bem solidificada pelo telespectador matinal, e se passar a apresentadora para a faixa vespertina seria a melhor opção.
A discussão é que deixá-la na manga com sua nova atração é mais interessante para o canal neste momento em que o Encontro estaria 'agonizando'. Segundo fontes ligadas à direção de contratos do canal, e que também transitam no setor comercial da emissora, o canal não descarta em último caso salvar comercial a faixa de horário colocando o novo programa de Tati Machado no lugar do Encontro.