Exclusivo

Globo pede que programas deixem tragédia no Sul com os telejornais

Direção do canal cobrou "criatividade" no Entretenimento para sair da tragédia. Exceção fica no + Você com uma regra: foco nos animais

Foto: Reprodução/Globo - 28.03.2024
Tati Machado e Ana Maria Braga


A TV Globo tomou uma decisão fundamental para que o telespectador tenha um 'respiro' na programação. Isso porque a maioria dos programas de entretenimento do canal haviam levantado roteiros com gravações e pautas destinadas às tragédias do Rio Grande do Sul. Entretanto, em cima da hora, tiveram que realinhar a rota.

De acordo com fontes do executivo do canal, o diretor Amaury Soares ordenou que todos os programas de entretenimento não explorem a tragédia do Rio Grande do Sul em sua programação. A determinação é que apenas os programas de telejornalismo, com profissionais preparados e capacitadas em coberturas jornalísticas deste porte realizem com exclusividade as pautas destinadas à região.



Segundo essas mesmas fontes, a intenção do canal - além de evitar críticas - é levar um pouco mais de respiro e diversão para o telespectador, que já passa boa parte da programação - exceto as novelas - acompanhando os últimos acontecimentos da tragédia pelos jornalísticos.

O Encontro, por ser um programa que também leva hoje uma veia jornalística, foi liberado da regra. Já o "Mais Você" teria recebido apenas uma determinação: pode continuar na cobertura desde que as pautas foquem nos resgates e pautas relacionadas aos animais. Já o Domingão e o Caldeirão foram alertados de que devem focar a partir de agora em mais diversão. 

A direção foi enfática ao cobrar do núcleo de entretenimento mais criatividade neste momento.