Exclusivo

Crise nos planos da Globo revela mágoa nos bastidores

Do elenco que perdeu contrato com o canal, apenas Fátima Bernardes confirmou presença

Mal começou a ser planejado e a TV Globo já teve seu primeiro impacto com os resultados dos primeiros contatos realizados para a produção do especial de 60 anos do canal, que será realizada na programação da emissora em 2025. 

Faustão
Foto: Reprodução/Band/Renato Pizzutto
Faustão


De acordo com fontes do canal, a direção não esperava que parte da classe artística estaria tão magoada com a emissora. Do elenco que deixou o canal, apenas Fátima Bernardes teria confirmado presença. Isso porque a jornalista irá receber cerca de R$ 250 mil pela apresentação de parte do especial ao longo da programação.

Dentro do planejamento da Globo, nomes como Aguinaldo Silva, Silvio de Abreu, Miguel Falabella, Fausto Silva, Antônio Fagundes, Fernanda Montenegro, Stênio Garcia, e também nomes que fizeram história no telejornalismo da casa como Francisco José, Renato Machado, Alberto Gaspar, Valmir Salaro, Edney Silvestre, entre tantos outros, são dados como incerto.


A Globo tem recebido diversos retornos negativos sobre os convites enviados. A maioria que perdeu seu contrato está recusando e alegando falta de previsão na agenda. Em razão do problema, estas mesmas fontes relatam que a direção já ordenou a digitalização de boa parte do arquivo de fitas do canal.

A Globo já entendeu o problema que tem pela frente. E o exemplo mais recente veio por meio do documentário em homenagem ao autor e escritor Manoel Carlos. Maneco marcou a história da teledramaturgia brasileira dentro da TV Globo. Ao ser procurado para gravar seu próprio especial também teria recusado. Maneco, assim como diversos outros artistas que ajudaram a erguer a emissora não gostaram da forma como foram retirados do canal. A Globo precisou resgatar entrevistas de arquivo com o autor para completar o documentário.

O setor artístico criou diversos grupos em aplicativos de comunicação e, entre eles, o posicionamento parece unânime: "sem contrato, sem atuação". Em recente reunião para tratar o tema, executivos do canal sentiram desconforto com o problema. No plano da Globo estava a utilização das vozes (para narrações do especial de 60 anos) de diversos atores que hoje já não fazem mais parte do elenco do canal.

A Globo estuda como refazer a rota em relação aos convites, e discute até que ponto o financeiro terá que entrar em ação para conseguir trazer esse banco de artistas novamente para o especial de 60 anos do canal. Nomes como o de Fausto Silva, que saiu da emissora sem direito a despedida, coloca agora em xeque a história do canal, que se confunde com seus 32 anos de trabalho dedicado à programação global. Fausto Silva, inclusive, seria um dos apresentadores que não teria retornado o convite da emissora até o momento.