Exclusivo

A resposta é "não!"

Fausto Silva diz "Não" para convites da TV Globo, que esperava levar o comunicador para uma apresentação especial do Domingão em 2025

Faustão
Foto: Tiago Ghidotti
Faustão


"Ninguém disse que seria fácil." Esta foi apenas uma das frases colocadas à mesa de uma reunião realizada na última sexta-feira no canal dos Marinhos para debater a recusa de Fausto Silva para participar da programação especial de 60 anos da TV Globo, que tem início a partir de dezembro.

Conforme revelado em primeira mão por este mesmo colunista, a TV Globo celebra 60 anos de emissora em 2025 e vem planejando uma série de projetos especiais para relembrar sua história com o público telespectador. E um dos planos mais ousados envolveria o nome do apresentador Faustão, que esteve à frente dos domingos no canal por 32 anos.


A coluna já havia informado com exclusividade que a TV Globo planejava reviver uma edição especial do Domingão com Faustão em celebração aos 60 anos do canal em 2025. No desenho do projeto a ideia era levar Fausto Silva novamente para os estúdios da TV Globo. A emissora pretendia colocar Fausto Silva apresentando uma única edição do antigo Domingão com Faustão".

Ainda sobre o desenho do projeto direcionado a Fausto, o Domingão com Huck chamaria o comunicador ao palco, e anunciaria que naquela data seria mais um dia de "Domingão do Faustão". Luciano Huck, então, passaria o microfone para que Fausto celebrasse com a Globo 60 anos de emissora e fosse homenageado. Mas os planos da emissora naufragaram.

De acordo com fontes da direção de contratos do canal, o convite foi enviado a Fausto Silva, inclusive com uma boa proposta financeira, na casa de R$ 1 milhão pela edição especial. Entretanto o apresentador teria recusado o convite da emissora e respondido que não teria interesse em participar da celebração dos 60 anos do canal. 

A recusa de Fausto preocupou a Globo, que refez a proposta e encaminhou um novo convite. Ainda segundo fontes do canal, a emissora tentou convencer então Fausto Silva a aceitar de uma homenagem dentro do Domingão com Huck, que seria comandada pelo marido de Angélica, que levaria ao ar a linha do tempo do apresentador ao longo dos seus 32 anos de emissora. Dessa forma seria celebrada uma homenagem a Faustão por meio de uma espécie de 'arquivo confidencial', quadro que foi marca registrada do apresentador durante o Domingão.

A coluna apurou e pode afirmar de forma segura que Fausto Silva também recusou a segunda proposta do canal. Pessoas próximas ao apresentador confirmaram a mágoa que o comunicador ainda sente em relação à Globo. Na época em que deixou o canal, a emissora não permitiu que Faustão gravasse um último programa para que ele pudesse se despedir do público.

Ainda na reunião, um dos diretores teria chegado a dizer que Faustão deveria "deixar de lado sua vaidade", e aceitar o convite "em respeito ao público telespectador que o acompanha". O comentário não pegou nada bem, e até mesmo outros executivos que participavam do diálogo concordaram que Faustão "teria também seus motivos para não aceitar".

A Globo pretende agora reformular a estratégia que havia sido traçada em cima do nome do apresentador para o especial de 60 anos. Por precaução, o canal segue trabalhando com os arquivos da emissora, e deve sair daí as homenagens que ficarão por conta das três décadas em que Fausto Silva esteve no canal.