Exclusivo

Globo volta atrás e decide manter Tati Machado nas manhãs após Olimpíadas

Alerta comercial e empurrão de Ana Maria Braga para celebração do Mais Você em outubro pressionaram a emissora

Tati Machado
Foto: Reprodução Instagram
Tati Machado


A TV Globo voltou atrás e decidiu, após duas reuniões internas, manter a apresentadora Tati Machado na programação aberta matinal após os Jogos Olímpicos. Inicialmente a ideia do canal era retirar aos poucos Tati do Encontro e do Mais Você, e mantê-la apenas no Saia Justa. Isso porque, de acordo com fontes do canal, a emissora estuda lançar a apresentadora como titular das manhãs daqui a dois anos. A intenção era descansar a imagem da apresentadora na grade aberta - após a vitória na Dança dos Famosos - e retornar com uma nova Tati Machado em 2026.

A retirada de Tati das manhãs foi iniciada de forma bem discreta. A previsão é que ela não estivesse mais com frequência nos matinais a partir de setembro. Duas semanas depois que este colunista contou em primeira mão o planejamento da emissora, a própria Ana Maria Braga acabou reforçando a informação durante uma recente edição do Mais Você. A apresentadora criticou ao vivo que a colega de trabalho estava sumida do Mais Você, e questionou o que estava acontecendo. No final, pediu que Tati não a esquecesse e que voltasse ao estúdio do programa.



Segundo fontes do canal, a Globo deu um passo atrás e resolveu manter a apresentadora na programação aberta matinal. Ainda de acordo com estas mesmas fontes, dois fatores acabaram empurrando a direção do canal pela mudança de rota.

O primeiro, um alerta do setor comercial que "não estaria sendo interessante" retirar a apresentadora da programação, uma vez que Tati já lidera a segunda posição de demandas comerciais do canal para o horário matinal, ficando atrás somente de Ana Maria Braga. Isso quer dizer que subtrair a apresentadora das manhãs do canal poderia representar perdas comerciais importantes.  

Estas mesmas fontes contam que um segundo motivo também teria pesado bastante na balança. A aproximação e carinho da colega de profissão, Ana Maria Braga, pela apresentadora. Ana teria, por exemplo, sinalizado que a programação que vem sendo planejada para celebrar 25 anos do Mais Você em outubro não poderia deixar de contar com a apresentadora. O recado teria chegado na direção como um aviso de que Tati é parte do Mais Você, e que Ana Maria não estaria satisfeita em perdê-la por qualquer motivo que não seja plausível. 

Na última reunião realizada para tratar o tema, a mudança de rota também teria feito a Globo pensar que sua presença massiva na grade matinal não comprometeria um plano maior da emissora para a artista a partir de 2026. Na verdade, o alerta do setor comercial também esbarrava no nome de Ana Maria. Isso porque a área teria afirmado à direção o contrário; que a imagem de Tati Machado ao lado de Ana Maria Braga reforça, ainda mais, seu potencial de imagem para 2026. 

Nos bastidores do canal não é mais nenhum segredo a preferência de Ana Maria, caso tenha que passar o bastão do seu horário para outra apresentadora. É Tati Machado. E a apresentadora deixou isso bem claro na final da Dança dos Famosos, quando não segurou a emoção e foi as lágrimas ao falar da colega de trabalho.

Tomada pelos dois argumentos (considerados plausíveis), a Globo entendeu que manter acesa a apresentadora nas manhãs não compromete, por hora, nenhum plano futuro de reestruturação matinal em 2026. Na verdade, o alerta do setor comercial é de que Ana Maria acende ainda mais a imagem da colega, o que é bom para eventuais planos futuros do canal.