O departamento artístico da TV Globo pediu pressa para que o canal encontre um formato para o programa tão esperado por Sabrina Sato. Isso porque o contrato da apresentadora estaria para vencer ao final do ano e o setor financeiro tem feito pressão para que o contrato passe a vigorar por obra, uma vez que o programa planejado há três anos para a japa não chegou a ser executado.
De acordo com fontes na direção de contratos do canal, o departamento artístico teria recebido uma sinalização do setor financeiro que o contrato fixo deveria ser renovado apenas "se o programa estiver definido".
Caso o formato não seja definido até dezembro, o departamento que trabalha com as contas a pagar e a receber da Globo tem a intenção de sinalizar à direção ad casa que o contrato deva ser mudado para o novo formato, ou seja, por obra. Sabrina é uma das poucas que possui hoje um contrato fixo com a Globo, trabalhando em produtos por temporada.
Ainda de acordo com fontes do canal, a presidência da emissora teria dado a ordem - há cerca de três anos - que o departamento artístico da casa siga cada vez mais as orientações do departamento financeiro. Na prática, alguns departamentos, como o de dramaturgia - já começou a perceber os prejuízos e vem batalhando contra esse movimento do canal.
Internamente, a renovação do contrato fixo com a apresentadora para o final do ano continua sendo uma dúvida. A única certeza é a insatisfação do departamento artístico com a pressão do setor financeiro para que encontrem logo o formato ideal de programa para a apresentadora, ou a mudança contratual poderá ocorrer, dando assim mais liberdade para que Sabrina negocie produtos fora da casa, ou, quem sabe, aceite alguma proposta de outro canal.