A TV Globo vem utilizando um novo sistema composto por Inteligência Artificial que visa dar mais precisão para escolha dos personagens das tramas, de acordo com o banco de talentos armazenado no sistema do canal. Segundo fontes do núcleo novelístico da emissora, a escolha pelo nome da atriz Débora Block veio por meio do apontamento do novo software.
Com a transição dos modelos de negócios da Globo com o setor artístico e contratos por obra, a Globo resolveu manter a utilidade do antigo banco de atalentos armanezado no sistema do canal e modernicou ainda mais o software com aplicação e usabilidade de Inteligência Artificial para cruzar dados. Com isso, a emissora consegue lançar no sistema os dados característicos de um antigo personagem e cruzar com o antigo banco de artistas contratados pelo canal e ter uma indicação do sistema.
Utilizado poucas vezes, o sistema vem sendo testado cada vez mais. O sistema apontou Deborah Block como um perfil de elenco que teria melhor caracterização facial para compor a personalidade e relembrar na memória afetiva do público a icônica personagem de Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall.