
Melodrama, humor e até realismo mágico. São diversos elementos e ferramentas para as mais variadas narrativas vivenciadas pela vida dos diversos tipos de mulheres que lutam, choram e superam cada vez mais os dilemas da vida. Com oito episódios isolados que faz da obra um seriado, e não uma série, o telespectador poderá transitar por temas que fazem parte de profundas reflexões do universo feminino, das mais variadas idades.
'As Mineiras, Uai' - escrita pelo autor Silvio Cerceau - tem direção de Márcio Trigo e produção da Cangaral Produções Artísticas. Os cenários escolhidos são diversos pontos em locais espalhados pelo estado de Minas Gerais, valorizando não só o estado onde o autor nasceu, como também o elenco local. Nomes importantes do cenário artístico local como Carlos Nunes, lívio Amaral, Maurício Canguçu e Amauri Reis se juntam outros jovens talentos como Leandro Bolina, Marino Canguçu, Filipe Fernandes, José Vilaça e Lucas Barbosa. As protagonistas são as atrizes Ana Cândida, Kayete Fernandes, Sylvia Vianna, Mitsi Coutinho, Verônica Tanure, Maria Cristina Vilaça, Carolina Cândido, e Nilmara Gomes.

A coluna descobriu também os temas de cada episódio. São eles: 1- A Vendedora; 2- A Apaixonada; 3- A Costureira; 4- A Diarista; 5- A Oferecida; 6- A Romântica; 7- A Traída; 8- A Viúva. Este colunista também conversou com o autor da obra, que revelou preparar outras temporadas. A primeira - As Interioranas - tem como uma das referências 'A Vida Como Ela é', de Nelson Rodrigues, exibida em 40 episódios no Fantástico, da TV Globo. Também remete a obras como 'As Cariocas' e 'As Brasileiras', ambas exibidas no mesmo canal.
Para a crítica mais especializada, será possível notar também pelo roteiro pitadas de Pedro Almodóvar e aquele tipo de protagonismo muito bem explorado nas obras literárias de Sidney Sheldon. De certo, conflitos femininos refletidos em recortes de fácil identificação Brasil afora. As gravações passam por Felisburgo, Rubim, Araçuaí, São Gonçalo do Pará, Igaratinga, Pitangui, Jequitinhonha e Maravilhas.
Processo criativo
Como foi o processo criativo para dar vida a essas personagens? Existiram momentos marcantes com reflexões que você pudesse compartilhar?
Silvio Cerceau:
- Sim... Eu criei, idealizei e contei a história da forma que acredito que irá atrair o público. É ótimo dar vida a personagens femininas, pois sempre tive nas minhas obras mulheres como protagonistas. Mas, nesse caso específico, foi curioso. Parece que aquelas mulheres que criei tomaram vida própria e eu apenas escrevia suas histórias. Fato interessante foi a concepção do episódio 'A Apaixonada'; depois de escrito, não gostei, joguei fora e fiz um novo. Nesse processo que durou exatamente um ano foram 14 tratamentos ao todo para ficar do jeito que eu imaginei.
Referências influentes
Sabemos que a série tem influências de Nelson Rodrigues, Sidney Sheldon e Pedro Almodóvar. Como essas referências aparecem no enredo e nos personagens? Há alguma cena ou tema específico que você considera um tributo direto a algum desses autores?
Silvio Cerceau:
- Esses três autores são meus ídolos e eu não poderia estrear essa obra solo sem uma justa referência. De Nelson Rodrigues temos a tragédia que permeia a vida, a surpresa no final de cada episódio; de Sidney Sheldon o protagonismo feminino, afinal, desde os treze anos que leio Sheldon. Li e reli muitas vezes... E de Almodóvar o inusitado e a ousadia.
Empoderamento feminino
'As Mineiras, Uai' foca em mulheres que enfrentam desafios intensos. Como foi trabalhar com temas tão sensíveis como o feminicídio e toda essa violência?
Silvio Cerceau:
- As Mineiras, Uai é uma série de mulheres que sofrem. E essas mulheres representam as mulheres mundo afora. São mulheres vítimas de tantas violências, das físicas a psicológicas e, infelizmente, o feminicídio - que são muitos - diariamente no mundo todo. São mulheres que amam, que se decepcionam, mas que seguem em frente. Toquei nesses temas de maneiras bem sutis, mas com uma mensagem de alerta e com muita veracidade. É isso que causará um forte impacto no público. A maior preocupação foi não causar a impressão de apologia a qualquer violência vivida por essas mulheres.
Impacto cultural
Minas Gerais tem uma forte tradição cultural, mas não é sempre o foco principal da dramaturgia nacional. Como você acredita que 'As Mineiras, Uai' pode contribuir para a valorização das histórias e talentos mineiros no cenário audiovisual brasileiro?
Silvio Cerceau:
- O roteiro é o grande segredo do sucesso. Temos um diretor experiente, o Márcio Trigo, que entendeu bem a proposta do seriado. Conversamos muito e no último tratamento eu enviava o episódio e ele dava o 'ok' e conseguimos alinhar bem o produto. Esse alinhamento entre autor e diretor é muito importante. A Cangaral Produções Artísticas abraçou esse projeto com muito afinco para disponibilizar uma dramaturgia com a qualidade das melhores séries que estão em destaque hoje no mercado. Acreditamos que isso fará a diferença e destacará o estado de Minas Gerais e seus talentos. Certamente é o começo de uma nova fase para o áudio visual mineiro.
Expectativas para o público
A série trata de temas muito fortes e reais. Que tipo de reações e discussões você espera provocar no público? Acredita que haverá identificação imediata com essas histórias e personagens?
Silvio Cerceau:
- Exatamente, embora seja um produto regional, principalmente por causa do título, os temas são super atuais e necessários de serem abordados na ficção. Pautas como a abordagem do feminicídio, do golpe do amor, a traição, a vingança, uma mulher trans amada por sua família, a prostituição, o namoro de uma professora com seu aluno, uma mulher de oitenta anos acima do seu tempo, são histórias que vão mexer com a memória afetiva das pessoas... Muitos irão se identificar com uma dessas figuras. Espero que o público possa refletir melhor sobre suas escolhas.
Futuro da série
Já existem planos para uma segunda temporada de 'As Mineiras, Uai'? Se sim, você já tem ideias de novas histórias e cidades mineiras que gostaria de explorar?
Silvio Cerceau:
- A proposta são quatro temporadas, a segunda 'AS BELORIZONTINAS', são histórias de mulheres que vivem em bairros icônicos de Belo Horizonte. A terceira 'CAUSOS MINEIROS', sobre os casos que se ouviam, principalmente no interior, histórias e lendas que mexiam com as pessoas e causavam aquele temor. A quarta temporada será 'MÚSICAS DE MINAS', pois grandes nomes da MPB saíram de Minas Gerais e a ideia é roteirizar os clássicos compostos e cantados pelos artistas das Gerais. Todas as histórias já estão na minha mente.
Minas Gerais
Como essas cidades de Minas influenciaram a narrativa? Algum elemento cultural ou paisagem dessas regiões teve impacto direto na construção dos episódios?
Silvio Cerceau:
- Foram escolhidas cidade com IDH baixo, cidades que tem pouco acesso à cultura, mas são locais que tem potencial turísticos e peculiaridades naturais que compõem uma boa fotografia. O impacto direto é que essas cidades também são protagonistas da trama.