Após 24 horas que este colunista revelou a tensão nos bastidores da Band e toda insatisfação com o vespertino Melhor da Tarde, o diretor da atração e marido da apresentadora Cátia Fonseca, Rodrigo Riccó, foi desligado da emissora na manhã desta sexta-feira (20). Uma reunião ocorreu a portas fechadas acabou considerando a insustentabilidade de Riccó no cargo.
Fontes seguras do canal relataram a este colunista que, ao tomar conhecimento da notícia, a apresentadora do vespertino optou por não trabalhar nesta sexta-feira e por isso o canal correu para levar ao ar uma edição gravada nesta tarde.
Há dois dias, este colunista contou sobre o clima nos bastidores do canal com a atração. Na última quarta-feira (18), o programa Melhor da Tarde enfrentou um dos momentos mais críticos de sua trajetória. A audiência despencou a níveis alarmantes, chegando a beirar quase 0.0 no Ibope. Às 15h45, o programa registrou apenas 0.3 pontos de audiência, ocupando a última posição entre as emissoras abertas. Durante o mesmo período, concorrentes como Gazeta e TV Cultura, superaram a programação da Band, alcançando 0.5.
Nos corredores da emissora, a queda gerou um clima de tensão e surpresa. Fontes relatam que membros do canal reagiram com intensa preocupação, já que nunca antes o programa havia atingido números tão baixos. Nos bastidores, o ambiente do Melhor da Tarde está longe de ser harmonioso, refletindo uma crise, segungo estas mesmas fontes, que vai muito além dos números.
Relatos de profissionais da casa, e também que passaram por lá, apontam para "um ambiente de trabalho tóxico e pouco ético". Uma das principais críticas diz respeito à postura da direção, que, segundo ex-colaboradores, incentivava colunistas a descredibilizarem os colegas de emissoras concorrentes, criando uma rivalidade que não condiz com a relação amistosa existente entre os profissionais fora do ar. Essa prática desagradou muitos integrantes da equipe, que se recusavam a seguir as ordens e preferiam deixar o programa.
A rotatividade de colunistas também é um indicativo da turbulência interna. Em um período relativamente curto, diversos e excelentes colunistas passaram pela atração, mas nenhum deles permaneceu. As queixas variam desde falta de ética até supostos episódios de gritos pelo ponto eletrônico, atribuídos ao diretor Rodrigo Ricó, marido de Cátia Fonseca. Fontes próximas revelam que a emissora, inclusive, estaria atenta aos movimentos que já estariam começando a ganhar força em alguns sites de notícias.
Enquanto tenta contornar a crise de audiência e os problemas internos, o Melhor da Tarde enfrenta um desafio duplo: reconquistar o público e recuperar a confiança dentro do seu próprio estúdio, com a mais rica mão de obra que possui: seus colaboradores e recursos humanos.
Ainda na ultima quarta-feira, este mesmo colunista deixava uma dúvida no ar: até que ponto a Band estaria disposta a sustentar não só a perda de audiência por falta de consolidação de equipe, mas também a perda da credibilidade dentro da sua própria casa, entre seus próprios colaboradores? Pois bem, parece que o prazo foi encerrado nesta sexta-feira (20).