A estreia do “Big Brother Brasil 25”, anunciada como o “Big dos Bigs” em celebração aos 25 anos do reality, não atingiu as expectativas da Globo e registrou o pior índice de audiência de todas as edições. O programa, que carregava o peso de ser uma edição comemorativa, marcou apenas 17 pontos no Ibope — uma queda significativa em relação às últimas estreias, como o BBB 23 e BBB 24, que marcaram 22 pontos. A direção do programa e da emissora já começaram a discutir supostos problemas e iniciaram reuniões emergenciais para tentar reverter a situação nos primeiros dias da atração.
O baixo engajamento refletiu o clima nas redes sociais, que sentiram a ausência de um porta-voz que dialogasse com o público, algo que era feito pelo antigo diretor Boninho, que saiu da direção do programa nesta temporada. Desde a saída de Boninho, a Globo tenta provar que o formato pode se sustentar sem ele, mas o resultado da estreia coloca essa tentativa em xeque. A audiência de 17 pontos é ainda mais preocupante quando comparada ao histórico da estreia do primeiro BBB, em 2002, que somou quase 50 pontos. Mesmo em tempos de queda de audiência linear na TV, a diferença é muito significativa. Na última edição, o BBB24 atingiu 22 pontos, representano uma queda de cinco pontos no Ibope, ou seja, muita coisa.
Dentro da Globo, a justificativa inicial para a queda foi a baixa audiência da novela das nove, que antecede o reality. No entanto, a direção não aceitou esse argumento tão somente pautado no fracasso Mania de Você. Isso porque, após o início da primeira prova de resistência do BBB, a audiência despencou ainda mais, de 17 para 14 pontos, o que acendeu um alerta vermelho. A avaliação interna foi de que a prova de resistência não trouxe nenhuma novidade e foi marcada por uma execução confusa e desinteressante, o que afastou ainda mais o público.
Segundo fontes do canal, a insatisfação da direção foi explícita. Avaliaram que a prova, além de repetitiva, dificultava o acompanhamento pelos telespectadores. As câmeras não mostravam os participantes de forma clara e geral, exibindo apenas partes do corpo — como pernas, costas ou rostos de perfil. Isso gerou um grande desconforto entre os patrocinadores, que foram avisados de que mudanças precisariam ser feitas imediatamente.
A falta de inovação foi considerada um reflexo da “preguiça” da produção, que teve um ano para pensar em um conteúdo impactante, mas entregou uma dinâmica já desgastada. A comparação com as provas de outro reality, “A Fazenda”, da Record, também surgiu durante as discussões internas. As provas do programa da concorrente foram apontadas como mais criativas e envolventes, gerando maior engajamento e novidades no formato. A direção da Globo, diante do fracasso da primeira prova do BBB 25, já ordenou que novas dinâmicas sejam pensadas com urgência para evitar a repetição do erro.
A crise instaurada na estreia do “Big dos Bigs” deixou claro que o planejamento ultrassecreto da Globo para esta edição falhou em captar o interesse do público, o que era muito bem feito por Boninho antes do programa começar pelas redes sociais.
Agora, a emissora precisa monitorar os próximos dias para entender se o problema está apenas no conteúdo do programa ou se há uma questão mais ampla envolvendo o horário nobre. O que é certo é que a estreia do BBB 25 já entrou para a história do programa como o pior índice de audiência em uma edição. E pior: no ano em que a Globo esperava ter a maior edição, tanto em termos de audiência como em engajamento nas redes sociais.