Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Quem já foi alvo do “Sniper” da Globo?

Clima vem ficando cada vez mais tenso nos bastidores do maior telejornal do país

Maju Coutinho teria sido deslocada do JH após queixas do jornalista
Foto: Reprodução/TV Globo
Maju Coutinho teria sido deslocada do JH após queixas do jornalista


Nos corredores da Globo, o nome do jornalista apelidado de “Sniper” tem sido cada vez mais debatido – e temido. Após a saída de Bocardi, o clima interno esquentou, e alertas começaram a circular entre profissionais da casa: “Cuidado, ele tem histórico de experiência investigativa, ampla habilidade de fazer dossiês e nunca houve notas negativas sobre ele.” O que mais preocupa, no entanto, são os comentários de que, sempre que alguém se destaca como possível sucessor de William Bonner, esse jornalista entra em ação.

Fontes internas relatam que o “Sniper” não teria sido responsável apenas pela queda de Bocardi. Ele também, segundo fontes do canal, teria ligações diretas com a saída de Dony De Nuccio, além de ter sido peça-chave na repercussão do fatídico vídeo atribuído a Bocardi no passado. Outra suposta ação do jornalista foi seu intenso trabalho de apontamentos internos sobre erros de Maju Coutinho no Jornal Nacional, o que teria enfraquecido sua permanência no telejornal. Coincidência ou não, Maju saiu da bancada na semana de apontamentos feitos pelo jornalista.


Uma descoberta recente aumentou as suspeitas sobre o modus operandi do “Sniper”. Outros jornalistas da Globo identificaram que os dossiês enviados à direção da emissora saíam de uma sala comercial. Relatos de funcionários do prédio indicam que o local também prestaria serviços para terceiros.

A coincidência que mais chamou atenção foi que Dony De Nuccio, um dos nomes que caíram na emissora, também mantinha uma sala comercial no mesmo edifício. O direcionamento foi apontado por parte de jornalistas do próprio canal, que mantém um grupo muito restrito em um aplicativo de conversas. 

Agora, a grande questão que circula entre esses colegas do canal - jornalistas de ponta, diga-se de passagem -  é: essa sala comercial estaria realizando trabalhos investigativos a mando de diretores e do compliance da empresa? O silêncio sobre o assunto só aumenta as especulações. Enquanto isso, colegas relatam que o “Sniper” segue nos bastidores, observando, investigando e, segundo dizem, pronto para agir sempre que um novo nome ameaçar o “trono” de William Bonner.