![Rita Lobo Rita Lobo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/77/ff/wd/77ffwd4hushhme9myddi9cesf.jpg)
A saída de Rita Lobo faz parte de uma reformulação no GNT, que já resultou na troca de Astrid Fontenelle no Saia Justa e de Rodrigo Hilbert por Diogo Nogueira em um novo programa culinário.
O fechamento de ciclo da apresentadora não aconteceu por decisão mútua, como inicialmente divulgado pela própria. De acordo com fontes do núcleo de contratos do canal, a apresentadora, que afirmou ter deixado a emissora para se dedicar ao seu site de receitas, foi, na verdade, demitida após a Globo decidir não renovar seu contrato. Rita foi o terceiro nome impactado por um plano de reformulação do GNT, que já resultou na saída de Astrid Fontenelle do Saia Justa e na substituição de Rodrigo Hilbert por Diogo Nogueira em um novo programa culinário.
Estas mesmas fontes envolvidas no desligamento da artista explicaram que Rita Lobo chegou a ser cogitada para uma migração do canal fechado para a TV aberta. No entanto, pesquisas encomendadas pela Globo indicaram que seu projeto não conseguiu criar uma conexão sólida com o público popular, o que levou a emissora a descartar a mudança. Com o fim de seu contrato na última semana, a decisão foi de não renovar o vínculo. Mas afinal, qual foi o verdadeiro motivo?
O GNT, por sua vez, passa por uma ampla reformulação de sua programação. Embora o canal mantenha o mesmo estilo editorial, o objetivo é renovar suas atrações com novos formatos, nomes e apresentadores. A saída de Astrid Fontenelle do Saia Justa e a troca de Rodrigo Hilbert por Diogo Nogueira foram os primeiros passos desse processo, que agora também atinge o programa de Rita Lobo. A tendência é que um novo apresentador ou apresentadora assuma uma atração reformulada dentro da temática gastronômica.
O desligamento de Rita Lobo seguiu normalmente um planejamento quando, há cerca de um ano, todos os contratos foram colocados à mesa para o início da reformulação que se inicia no canal fechado. Seu desligamento segue a lógica aplicada a outros nomes de peso do canal, marcando uma nova fase para o GNT.
Mesmo com o fim desse ciclo, não há portas fechadas para um eventual retorno de Rita Lobo à Globo em outro momento. Caso surja um novo projeto alinhado à estratégia da emissora, a apresentadora poderá ser chamada para voltar à televisão. No entanto, por ora, a decisão da Globo foi clara: seu programa, assim como os de outros colegas, será substituído por uma nova proposta.
A reformulação do GNT sinaliza uma estratégia maior da emissora para atualizar sua grade e renovar sua relação com o público. Com mudanças já concretizadas e outras ainda em estudo, a saída de Rita Lobo é mais um capítulo desse processo, que promete redefinir a programação do canal nos próximos meses.