
A TV Globo recuou de sua intenção de criar um quadro semelhante aos “Famosos da Internet”, atualmente exibido por Celso Portiolli no SBT. A decisão foi tomada após avaliação interna de que a emissora precisa de formatos mais inéditos e inovadores para fortalecer sua programação dominical frente a perda do futebol. Com isso, uma equipe foi designada para desenvolver novos quadros, especialmente musicais, como parte da reestruturação do domingo.
A urgência dessa reformulação aumentou após a Record garantir os direitos de transmissão do futebol por três anos, o que coloca a Globo em uma posição vulnerável na disputa pela audiência dominical. O canal ainda acreditava que seus 'lobistas', em campo, pudessem reverter os contratos feitos com os concorrentes a partir da cobertura das multas rescisórias. Ocorre que a multa para cobrir o contrato dos jogos que estão com a Record e o SBT ultrapassaria a casa dos bilhões.
Segundo fontes que transitam no executivo do canal, em uma reunião recente, executivos admitiram internamente que a emissora ainda não tem uma estratégia definida para combater o novo cenário. Além da concorrência com o futebol da Record, a crise na programação dominical da Globo se agravou na última sexta-feira (22), quando dois grandes anunciantes comunicaram que não irão renovar seus pacotes para o próximo mês. A emissora até tentou negociar valores mais baixos, prevendo um cenário de vice-liderança, mas as marcas optaram por encerrar seus investimentos no horário.
A situação acende um alerta vermelho na Globo, que tradicionalmente dominava as tardes de domingo. Sem futebol e com dificuldades para segurar anunciantes, a emissora corre contra o tempo para reformular sua programação e evitar um impacto ainda maior na receita publicitária, que também tem impactado os primeiros 40 minutos do Fantástico, que acabou perdendo a liderança no início do dominical para o Domingo Espetacular, também da Record.
Com a ordem de apostar em quadros inéditos e musicais, a Globo agora precisa encontrar um formato que reconquiste o público e convença os anunciantes de que ainda é a principal vitrine da TV aberta aos domingos nos dias em que a Record exibira jogos a partir das 18h. Um dos quadros novos criados pela equipe do Domingão e que começará a ser exibido a partir do dia 6 de abril é o "3 Minutos para Brilhar". Cantores que não desejam ser profissionais serão convidados por meio da inscrição de amigos a subir no palco do Domingão. Milton Cunha é o responsável por ir a campo buscar o participante até a entrada nos estúdios da Globo.