Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Após condenação, Ricardo Tozzi apresenta contrato sobre cadela

Ator publica documento de compra e venda da 'Sanfona' e diz que acionou a Justiça justamente por não ser dono do animal. Cabe recurso.

Ricardo Tozzi
Foto: Reprodução/Instagram - 13.03.2024
Ricardo Tozzi


O ator Ricardo Tozzi voltou se manifestou publicamente após a repercussão da condenação em primeira instância no processo que o responsabilizou por uma dívida de R$ 42 mil referente à cadela Sanfona. Na decisão judicial, a Justiça entendeu que Tozzi era sim o dono do animal e, portanto, responsável pelo pagamento dos valores de hospedagem, alimentação e cuidados prestados por um pet shop durante um longo de duas internações. O caso ainda cabe recurso.

A novidade veio com uma publicação feita pelo próprio ator nas redes sociais, em que apresentou um contrato de compra e venda da cadela Sanfona, afirmando que o documento comprova que o verdadeiro dono do animal seria um amigo próximo. Segundo Tozzi, ele apenas desempenhou o papel de 'pai afetivo' e teria recorrido à Justiça para esclarecer justamente essa situação e reafirmar que não está omitindo nenhuma verdade.


O processo foi movido por Tozzi contra um hospital veterinário, que alegou ter prestado serviços à cadela por um longo período sem receber os valores devidos, o que acabou acarretando a inserção do nome do ator em cadastros restritivos de crédito. Durante o andamento da ação, Tozzi alegou que não era o responsável legal por Sanfona. A Justiça, no entanto, considerou que havia provas suficientes para estabelecer o vínculo de posse entre o ator e o animal, o que motivou a condenação após a clínica sinalizar nos autos que autor estaria mentindo e impetrar uma contra-ação - reconvenção - no mesmo processo.

Tozzi, agora, tenta reverter a narrativa, reforçando que seu envolvimento com o cachorro foi emocional, mas não jurídico. Na publicação, ele destacou: “Na ocasião eu procurei a Justiça pois não tenho nada a esconder. Estamos utilizando as ferramentas judiciais cabíveis para que a verdade seja transparente e divulgada, sempre!", escreveu o artista. Em mensagem pretéria, ao publicar a primeira parte do contrato de compra e venda com o Canil Apfelstrudel, o ator informou: "Contrato de compra da Sanfona em nome do verdadeiro dono. Ela era minha filha de afeto sim! Somente. Justiça será feita", disse.

O caso gerou ampla repercussão nas redes sociais após a divulgação da condenação do ator, com muitos questionamentos sobre a conduta e a responsabilidade sobre animais de estimação.