Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Roberto Carlos e Dody Sirena: pendências podem parar na justiça

Parceiro nos maiores negócios da carreira do Rei, empresário e cantor podem discutir cifras em comum na Justiça

Roberto Carlos
Foto: Foto: Caio Girardi / Site oficial do Roberto Carlos
Roberto Carlos


Durante mais de três décadas, a relação entre Roberto Carlos e seu antigo empresário Dody Sirena foi marcada por confiança mútua, grandes acertos comerciais e uma convivência de amizade que transcendeu os contratos. Foi com Dody que Roberto consolidou algumas de suas fases mais bem-sucedidas fora dos palcos, como licenciamentos de produtos, especial de fim de ano na Globo e shows internacionais. A parceria rendeu milhões e sempre foi pautada por um raro modelo de confiança: acordos firmados no aperto de mãos, sem a exigência de formalidades jurídicas complexas, ou seja, na base da palavra e confiança mútua entre eles.

A ruptura entre os dois aconteceu discretamente, mas está documentada. Dody Sirena deixou oficialmente de representar Roberto Carlos e, na época, a separação causou surpresa nos bastidores do entretenimento, mas foi tratada publicamente com discrição por ambas as partes. Fontes envolvidas no processo garantem que Dody tentava mostrar novos caminhos e novas maneiras de nogócios que demandam do exterior, o que não teria sido muito bem compreendido por Roberto, com uma cabeça mais conservadora. 


O que se sabia era que mudanças profundas estavam sendo feitas na gestão da carreira do cantor, agora sob o comando de uma nova equipe, mais rígida e distante dos padrões de relacionamento anteriores. O mercado, nos bastidores, já reclama que tudo ficou mais difícil com a nova gestão do Rei.

Segundo fontes próximas aos dois, a relação profissional entre Roberto e Dody era uma das mais sólidas do show business brasileiro, sustentada por confiança pessoal e afinidade comercial. Porém, desde que a nova gestão teria assumido o controle da carreira do artista, o cenário mudou. Interlocutores relatam dificuldades crescentes em lidar com a nova estrutura, tanto para novas ideias, além das novas dificuldades impostas para renovação de contratos que chegaram ao fim. Daí toda complexidade que acompanhamos para o contrato com a TV Globo ser realizado, algo que nunca aconteceu antes da forma como vem se desenhando.

Fontes reforçam que Roberto Carlos está com um agenciamento marcado por burocracias, desconfianças e um distanciamento quase completo do próprio Roberto Carlos. Negócios que antes eram tratados diretamente entre o artista e Dody agora estariam esbarrando em uma equipe que, segundo relatos, impõe obstáculos e tem sido alvo de muitas críticas.

Ainda de acordo com fontes que participam de interlocuções que giram no momento em torno do nome de Roberto Carlos, entre as pendências deixadas pela antiga gestão estão acordos informais e sociedades comerciais que, por terem sido fechadas na base da palavra, hoje enfrentam insegurança jurídica.

Fontes ligadas a esse cenário afirmam que, pela primeira vez, o empresário Dody Sirena estaria considerando, até mesmo, levar essas questões à Justiça para que, a partir dessa nova gestão escolhida por Roberto, tudo que não foi validado juridicamente entre os dois lá atrás passe a ser documentado e validado judicialmente. O que antes se resolvia com um telefonema, hoje passa a exigir advogados e formalizações.

Essa nova postura de Roberto também estaria refletindo em outras frentes. Um dos sinais mais evidentes dessa mudança é a dificuldade inédita na renovação de contrato entre o cantor e a TV Globo. Segundo informações de bastidores, nunca antes a negociação entre as partes foi tão longa e com tantos detalhes pendentes. Para muitos, trata-se de um sintoma claro da rigidez imposta por essa nova fase na vida do artista, que, aos 83 anos, parece cada vez mais blindado por assessores monitorando e exigindo entrada em cada nota sobre seu cliente na imprensa com créditos para assessores e assessoria.

Diante desse cenário, cresce a possibilidade de que uma das parcerias mais lucrativas e respeitadas da indústria musical brasileira tenha seu epílogo no ambiente frio de uma disputa judicial. Para quem acompanhou a trajetória de confiança entre Roberto Carlos e Dody Sirena, a conclusão dessa história carrega um certo tom melancólico — uma ruptura não apenas de uma relação profissional, mas de uma era inteira da carreira do Rei.