Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Globo dispara pesquisa sobre Marcos Mion e faz pergunta direta

Constrangedor: levantamento pergunta se Mion soa natural ou forçado; prints exclusivos mostram como a emissora pesquisa

Marcos Mion
Foto: Reproduçao TV Globo
Marcos Mion


A Globo acaba de disparar para o mercado uma nova pesquisa que tem um foco muito específico: entender como o público enxerga Marcos Mion. O levantamento é robusto, com cerca de 30 questionários dedicados exclusivamente ao apresentador, número muito superior ao destinado a outros nomes também citados na mesma pesquisa. O objetivo central é medir se o público está cansado de Mion ou se ele ainda mantém força e carisma suficientes para seguir à frente de grandes projetos na emissora.

Chama atenção a estrutura do questionário. Logo de início, a pesquisa propõe uma avaliação direta e, ao mesmo tempo, induzida: quer saber se o público considera Marcos Mion uma figura natural ou forçada na apresentação. Não se trata de uma pergunta aberta, mas sim de uma questão com respostas fechadas, que orientam o participante a classificar o comportamento do apresentador. Esse modelo de indução é um indicativo de que a Globo quer respostas objetivas para balizar decisões importantes.

Ao longo da pesquisa, são feitas diversas outras perguntas sobre Mion, abordando sua performance no comando do Caldeirão, sua imagem junto ao público, e até questões relacionadas à sua versatilidade e adequação a outros formatos. É uma radiografia completa, que reforça o interesse da Globo em entender o quanto o apresentador ainda é, ou não, um trunfo para a grade. A seguir, nesta matéria, apresentamos com exclusividade algumas telas do questionário enviado ao mercado:

Parte da pesquisa
Foto: Reprodução pesquisa
Parte da pesquisa


Vale lembrar que Marcos Mion vive um momento de baixa. Envolvido recentemente em polêmicas, como a acusação de plágio relacionada ao filme MMA – Meu Melhor Amigo, além de controvérsias familiares que repercutiram nas redes sociais, o apresentador viu sua imagem desgastar-se nos últimos meses. Ainda assim, ele segue como um dos nomes fortes dentro da Globo, que inclusive estuda colocá-lo à frente de novos projetos, entre eles, uma eventual condução do Big Brother Brasil no futuro.

Nas próximas reportagens que publicaremos, apresentaremos com exclusividade o que a Globo quer saber sobre outros apresentadores e figuras públicas que também foram incluídas nesta ampla pesquisa de mercado. Por ora, fica claro que, em relação a Marcos Mion, a emissora quer dados precisos para decidir os próximos passos, e que a avaliação do público sobre sua autenticidade pode ser determinante para o futuro do apresentador na casa.