Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Globo sobe o tom internamente contra estratégia do Master Chef

Canal concluiu que a Band prejudicou as inscrições e cotas comerciais do The Next Level Chef antecipando o reality

MasterChef Brasil 2025
Foto: Divulgação
MasterChef Brasil 2025


Nos bastidores da Globo, o clima esquentou após a Band antecipar e colocar no ar a nova temporada do MasterChef, pouco tempo antes da estreia do The Next Level Chef, novo reality culinário que será comandado por Ana Maria Braga. Em reunião interna, diretores da emissora avaliaram que a movimentação da Band foi intencional, com o objetivo de esquentar o público e o mercado publicitário para o MasterChef, impactando diretamente o novo reality global.

Segundo apurou a reportagem, a Globo realizou um estudo e constatou que o início antecipado do MasterChef interferiu na venda de cotas publicitárias do The Next Level Chef. Algumas cotas demoraram a ser negociadas e outras sequer foram vendidas. O levantamento indicou que diversos anunciantes, ao perceberem a movimentação do MasterChef, optaram por fechar contratos com a Band, esvaziando a proposta comercial da Globo, uma vez que os últimos realities culinários do canal haviam fracassado, como por exemplo 'Mestre dos Sabores', que até hoje ninguém sabe ao certo explicar como funciona.


Outro ponto que gerou revolta na emissora foi a percepção de que o MasterChef também teria atrapalhado propositalmente as inscrições para o The Next Level Chef. A Band abriu as inscrições para seu reality no mesmo período, gerando uma corrida contra o tempo na Globo, que tentava entender o motivo do enfraquecimento, tanto nas inscrições, quanto na comercialização do programa. O episódio foi classificado internamente como uma ação de concorrência desleal, planejada para prejudicar a estreia do novo reality da Globo.

Diante do cenário, a Globo iniciou um novo estudo para reforçar o posicionamento editorial e publicitário do The Next Level Chef, destacando que se trata de um formato inédito e completamente distinto do MasterChef na televisão brasileira.

No entanto, de acordo com fontes do departamento comercial do canal, o momento mais crítico ocorreu quando a emissora soube, por meio de um dos anunciantes, que a Band teria atuado ativamente para dissuadir marcas  à frente da Globo. A partir dessa confirmação, a tensão entre as duas emissoras teria se intensificado nos bastidores.

Segundo estas mesmas fontes, a crise foi solucionada pelo próprio anunciante - que falava simultaneamente com os dois canais - impedindo que o contexto ganhasse um contorno jurídico.