Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Globo refaz lista com 400 veteranos para avaliação estratégia

Empresário artístico, Marcus Montenegro esteve à frente da luta pelos veteranos nas novelas e celebra retomada

Marcus Montenegro
Foto: Reprodução Instagram
Marcus Montenegro


Nos bastidores da televisão brasileira, um movimento silencioso, mas poderoso, começa a ganhar forma: o resgate dos veteranos da dramaturgia. E quem esteve bastante, e ainda está, na linha de frente dessa luta e articulação é o agente artístico Marcus Montenegro, conhecido por representar nomes fundamentais da teledramaturgia nacional no mercado televisivo e teatral.

Recentemente, após muita balalha no segmento, a TV Globo começou a  reativar um banco de talentos, cuja lista soma cerca de 400 atores que marcaram época nas novelas da emissora. A iniciativa está incluindo o recadastramento de artistas, regravações atualizadas de vídeobook para uso interno e convites para papéis estratégicos.

Procurado pela coluna para comentar a informação apurada, Marcus Montenegro já começa a celebrar um pouco da luz que entra novamente pela fresta da janela televisiva:

- Nomes como Herson Capri, Suely Franco, Maria Rosa Murtinho, Silvia Pfeifer, Carla Marins e Caco Ciocler já começaram a retornar à cena, refletindo um reposicionamento consciente da emissora.", pontua o empresário.

Segundo Montenegro, esse esforço não é apenas simbólico: “É estratégico. O público se afastou das novelas justamente pela ausência desses rostos que construíram a identidade da nossa teledramaturgia.”

Montenegro também destaca a força da cobrança popular, que tem se manifestado de forma intensa nas redes sociais. Para ele, é evidente que há uma demanda afetiva e cultural pela presença desses artistas na TV aberta: “Nesses últimos anos estava nítido esse apelo. E agora ficou ainda mais claro que o público sente falta de quem fidelizou gerações à frente da tela.”

Além dos atores, há uma valorização do conhecimento acumulado nos bastidores. Montenegro destaca que a retomada não deve ser apenas pelos atores, mas também pelos grandes e veteranos autores que sabem valorizar e não abrem mão, justamente, dos grandes atores.

- Autores consagrados como Ana Maria Moretzsohn, Aguinaldo Silva e Walcyr Carrasco também voltam a ganhar espaço, justamente por entenderem o peso narrativo e emocional que os veteranos carregam em suas obras - explica, destacando que essa retomada sinaliza uma possível reversão do esvaziamento criativo vivido pela teledramaturgia nos últimos anos.

ESTUDO VAI VIRAR LIVRO

Marcus Montenegro, que no ano que vem lançará um livro em comemoração aos 75 anos da televisão brasileira, afirma que esse é um momento que necessita ser de virada. A obra trará os 300 personagens mais impactantes da TV, do apogeu das novelas ao recente declínio, e analisará o papel social, econômico e político desses nomes no Brasil e no mundo. Segundo ele, “há uma retomada de consciência e reconhecimento. Que seja uma volta sem retorno, os veteranos precisam estar novamente no centro das histórias", finaliza.

É o que este colunista também espera: um retorno definitivo sem caminho para as portas de saída, e também de espera, pelos papeis que estes grandes atores merecem.