Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Globo avalia "morna" estreia de reality e intensifica divulgação

Com audiência abaixo do esperado, “Chef de Alto Nível” enfrenta desafio e confirma dificuldades antecipadas pela emissora

Chef de Alto Nível
Foto: Reprodução: Globo/Beto Roma
Chef de Alto Nível


A estreia de Chef de Alto Nível, novo reality gastronômico da Globo, marcou 13,8 pontos de média na Grande São Paulo na noite desta segunda-feira (15). O pico foi de 21,8 às 22h25, mas este não conta, afinal, era exatamente o primeiro minuto após o fim da novela Vale Tudo. Apesar da expectativa de segurar ao menos 16 pontos, a performance ficou aquém do planejado pela emissora. Internamente, a Globo considerava que o programa deveria manter o alto patamar do horário nobre, mas a queda pala metade com o primeiro comercial logo na estreia, acendeu o sinal de alerta.

Fontes próximas à produção confirmam que a Globo esperava uma estreia mais robusta, especialmente após ter "acusado" a Band de “concorrência desleal” ao antecipar a nova temporada do MasterChef, que já está no oitavo episódio. O novo reality da Globo, no entanto, não enfraqueceu o público segmentado do Marter Chef como esperado. Ao contrário: a resistência da audiência ao novo formato da Globo confirma informações que já vínhamos antecipando, incluindo as dificuldades enfrentadas nas inscrições (apenas 14 mil em todo o Brasil) e o freio em ações comerciais inicialmente planejadas.


Mesmo com retorno financeiro considerado “razoável” no lançamento, a emissora carioca permanece cautelosa. A diretoria de Entretenimento decidiu aguardar mais dois episódios antes de revisar metas e estratégias. Nos bastidores, a ordem é evitar pânico, mas há a percepção clara de que o programa ainda não encontrou seu tom ou empatia com o público de cara. O público sentiu um programa rápido e muito picotado. Foi ao banheiro, já era, o prato foi julgado e já está no terceiro prato. Perdeu o segundo também. A ausência de um pouco mais de Ana Maria Braga, onde esteve alocado do mote de divulgação também foi sentida pelos fãs no tempo de programa.

Na manhã desta terça (16), a alta cúpula solicitou uma intensificação imediata das ações de divulgação do reality. A medida inclui reforço em chamadas nos intervalos da novela, inserções no Mais Você, além de um plano com influenciadores digitais. A Globo agora corre contra o tempo para tentar fidelizar a audiência nas próximas semanas, com dois episódios semanais, antes que o Chef de Alto Nível vire apenas mais uma aposta requentada dos realities culinários do canal.