Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

TV Globo discute contrato longo para Cátia Fonseca

Consenso dentro do canal que Cátia seria a melhor sucessora para Ana Maria: “culinária, todos os assuntos e tem ritmo diário”

Cátia Fonseca pode entrar para o elenco fixo da Globo
Foto: Reprodução/Internet
Cátia Fonseca pode entrar para o elenco fixo da Globo

Cátia Fonseca está no centro de uma importante discussão nos bastidores da TV Globo. A emissora iniciou, na semana retrasada, um movimento estratégico para redesenhar completamente o programa É de Casa, e cogitou a entrada da apresentadora como parte de uma nova formação. O projeto em estudo inclui a possibilidade de uma parceria entre Cátia Fonseca e Sandra Annenberg, com a transferência de Maria Beltrão para o comando do Encontro.

No entanto, uma nova rodada de negociações, realizada na semana passada, abriu mais uma possibilidade no campo de negociação: a Globo agora avalia se o nome de Cátia seria mais apropriado para a programação matinal diária, ou se sua estreia na casa deveria ocorrer aos sábados, como parte do reformulado É de Casa.


A dúvida está relacionada à estratégia de inseri-la, de forma gradual, no cotidiano do público matinal da emissora. E isso tem um motivo: nos bastidores, Cátia já é vista como uma forte candidata para suceder Ana Maria Braga quando a apresentadora decidir deixar a grade diária. Inclusive, seu nome está sendo considerado como plano B para o The Next Level Chef, caso Ana Maria opte por não seguir na próxima temporada.

A ideia em discussão é que, se for esse o caminho escolhido, Cátia já esteja em interação com Ana nas manhãs de 2026 ou, mais tardar, em 2027, criando familiaridade com o público antes de uma eventual transição definitiva.

Nos bastidores, também houve uma segunda sinalização clara desta movimentação: a apresentadora teria feito contato recente com um chef de cozinha de Minas Gerais, que já esteve ao seu lado em alguns trabalhos. Como o moço acabou metendo a língua pelos dentes, pessoas próxima acabaram vazando a informação de que a apreentadora perguntou se ele gostaria de trabalhar com ela futuramente na cozinha da toda poderosa.

A emissora aguarda a temporada da Dança dos Famosos, pois vai analisar todas essas contratações em cima de pesquisas de aceitação e popularidade que começam a ser disparadas ao mercado com o nome dos participantes. Entretanto, para uma eventual contratação, a emissora já discute os termos do contrato com discrição, e novas reuniões com a alta direção devem ocorrer nas próximas semanas. Segundo fontes na direção de contratos do canal, a discussão é para um contrato longo, caso a apresentadora fique na casa.

No centro dessa complexa reestruturação está a dúvida: por onde Cátia Fonseca vai começar? Pela programação semanal ou matinal? A decisão envolve contratos vigentes, movimentação de outros apresentadores e, por isso, tem sido conduzida com sigilo e extremo cuidado.

Internamente, a Globo enxerga Cátia como um dos principais nomes populares para assumir o legado da culinária nas manhãs da emissora. A favor da apresentadora conta não só o público culinário, mas também o ritmo popular para falar de todos os assuntos factuais em ritmo diário. E, ao que tudo indica, a conversa já estaria bastante adiantada.