Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Globo antecipa anúncio da saída de Bonner do Jornal Nacional

Movimento inesperado mudou o roteiro do canal. Anúncio seria feito apenas no Upfront da Globo, em outubro

William Bonner
Foto: Reprodução/Globo
William Bonner


 Nos bastidores da TV Globo, a saída de William Bonner da bancada do Jornal Nacional vinha sendo planejada com todo o cuidado. Segundo fontes ligadas à direção de contratos, o anúncio oficial estava previsto para acontecer apenas no Upfront da emissora, marcado para 13 de outubro, ocasião em que a Globo apresenta sua programação e novidades ao mercado. A ideia era manter o jornalista no ar até o fim do mês de setembro, encerrando com clima de transição organizada até o evento.

O que ninguém esperava era a reviravolta de última hora. De acordo com fontes do canal, Bonner, teria surpreendido a direção ao solicitar 20 dias de folga antes do evento. Como ele também é editor-chefe do telejornal, o pedido, somado a outras questões internas, fez a direção antecipar o cronograma. 


Diante do cenário, a Globo optou por acelerar o processo. A direção entendeu que seria melhor antecipar o anúncio e dar fim à especulação, liberando Bonner para organizar sua vida pessoal com mais tranquilidade. O movimento, no entanto, foi feito sem aviso prévio ao apresentador, que teria sido comunicado apenas na manhã de ontem (1) de que a decisão já estava tomada para o anúncio no dia em que o Jornal completaria 56 anos.

Essa mudança repentina teria pegado Bonner de surpresa. Acostumado a participar das decisões estratégicas que envolvem sua carreira e o principal telejornal do país, ele não esperava que a Globo decidisse quebrar o protocolo e anunciar sua saída antes do planejado. Ainda assim, a emissora considerou a medida necessária para evitar ruídos e garantir que o jornalista tivesse liberdade em caso de compromissos inadiáveis durante o período, uma vez que teria, faltando pouco tempo para encerrar seu ciclo, solicitado cerca de 20 dias.

Nos corredores da Globo, a antecipação é vista como uma demonstração clara de que a relação entre Bonner e a emissora entrou em nova fase. Após décadas à frente do Jornal Nacional, o jornalista se prepara para encerrar um ciclo histórico, mas sua despedida, que seria marcada pela previsibilidade e solenidade, acabou ganhando contornos de surpresa e deixando claro que, nos bastidores da TV, nem sempre os planos saem 100 % como o previsto.