Tarcísio Meira e Glória Menezes
Reprodução
Tarcísio Meira e Glória Menezes


A morte de Tarcísio Meira aos 85 anos talvez seja uma das perdas artísticas que melhor nos faz pensar sobre a importância dos veteranos na televisão. Tarcísio só parou de trabalhar em decorrência da pândemia aos 83 anos quando ainda subia aos palcos no teatro com a peça "O Camareiro", em 2019. E foi no final daquele mesmo ano que ator amargava a falta de transparência da TV Globo sobre a incerteza em relação a renovação do seu contrato e da esposa Glória Menezes.

Em entrevista concedida à Revista Veja em 2019, Tarcísio fez duras críticas à direção da emissora que ajudou a formar com seus imensuráveis personagens. E foi também naquela mesma ocasião que o ator falou sobre a finitude da vida.


Perguntado sobre o medo da morte com a chegada da idade avançada, o artista considerou que teve severas gripes e uma infecção pulmonar e que os problemas de saúde teriam afetado os seus pulmões. Foi quando disse ao repórter que acreditava que seu fim estaria chegando, e que acreditava também que esse fim deixaria um vazio nas pessoas.

Naquela época a TV Globo priorizava a inserção de novelas abrindo espaço para novos autores, que tão pouco valorizavam os veternos em suas tramas. Longe das telas, ele observava velhos colegas de profissão sendo nocauteados pela emissora, a exemplo de Stênio Garcia. "Não acreditam que os velhos fazem parte da família brasileira. Jovens autores se preocupam com os jovens", disse Tarcísio durante a entrevista, numa dura crítica sobre a reformulação que a emissora apontava fazer por necessidade, além da falta de transparência contratual que a emissora estava tendo com ele, Glória e outros amigos de carreira. Na ocasião, Tarcísio também apontou que o esvaziamento dos veteranos na televisão estaria diretamente ligado à audiência nos folhetins: "são as pessoas de mais idade que passam mais tempo em frente as televisões", considerou.

Você viu?

Em meio a arte, a vida


É fácil compreender como a história de vida e de amor entre Tarcísio Meira e Glória Menezes se confunde com a história de suas carreiras. Na verdade é impossível separá-las. Foram 60 anos de união. E se algo pudesse ser falado em relação a qualquer tipo de separação dos dois, havería apenas a diferença de um ano de vida que separava os dois pela idade. Juntos, foram responsáveis pelo protagonismo na estreia do teleteatro, da telenovela, e também das novelas.

Muita gente não sabe, mas Tarcísio queria ser diplomata. Para isso fez prova em 1957. E foi naquele mesmo ano que ele seria reprovado em matéria de português. Por isso acabou optando pela carreira de ator. Frustrado com a reprovação na prova, Tarcísio não imagivana que estava entrando para história trocando a roupa de diplomata pela roupa de centenas de personagens que iria viver ao longo da vida.

A escolha pela carreira de ator foi tão decidida, que no mesmo ano em que pesou sua reprovação na prova para ser diplomata já estreou no teatro. Em 1961 ele e Glória ficam amigos, mesmo ano que Tarcísio protagonizaria o teleteatro "Um Pires Camargo". O amor foi a primeira vista. Em menos de um ano os dois se casam e, em 1963, o casal protagoniza a primeira telenovela diária do país pela TV Excelsior, a trama "25499-Ocupado". Em 1968, mais um protaginismo do casal, dessa vez em 'Sangue e Areia', primeira novela da TV Globo na faixa das 20h. 

Questionado sobre o segredo de uma vida a dois, Tarcísio Meira dizia que não existia esse segredo. Para o ator, a duração do casamento era estabelecida por três motivos: interesse, comodismo e amor. E, sem dúvida, o artista justificava sua união com Glória inteiramente pautada no amor.

Saúde agravada 


O estado de saúde do ator foi se agravando a partir de 2018, quando fez Orgulho e Paixão, sua última novela na TV Globo. Tarcísio teve uma infecção pulmonar na época que também atingiu Glória Menezes. Depois disso, passou a rodar com a peça "O camareiro" até 2019, quando precisou parar de pisar aos palcos em razão da pandemia.

Diversos artistas prestaram homenagens para o ator. Tony Ramos definiu a morte de Tarcísio como "dilacerante". Já o diretor José Bonifácio, o Boni, disse que "parte da sua vida foi embora". A apresentadora Ana Maria Braga destacou a perda e disse que ela é marcada por uma profunda tristeza. O ator Ary Fontoura disse que a arte ficou mais pobre e triste, enquanto Bruno Gagliasso destacou que o artista é uma inspiração para os mais novos. Outro grande ator que se manifestou foi Miguel Falabella. Ele disse que a definição de galã parece ter sido criada para Tarcísio Meira. Já o ator Fábio Assunção lembrou que no último capítulo da novela 'Corpo e Alma', em 1993, diversas flores chegaram aos estúdio Globo, quando percebeu que o responsável por levá-las ao set de filmagem era o ator Tarcísio Meira, que passou a distribuir todas elas a todos os atores presentes agradecendo pelo trabalho. Marcos Caruso foi outro artista a homenagear Tarcísio com lindas palavras. O ator considerou que alguns artistas não morrem jamais, e por isso Tarcísio continuará vivo na memória de todos.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!