As reuniões que têm ocorrido na TV Globo para definir o futuro do formato do Globo Repórter, e também o futuro da jornalista Sandra Anemberg, está chateando parte da direção da emissora que, em recentes encontros, confessaram falhas em relação às últimas movimentações feitas com a comunicadora na casa.
De acordo com fontes da coluna que transitam no executivo da emissora, o primeiro erro foi retirar seu destaque no telejornalismo. Sandra é uma das jornalistas mais premiadas da emissora enquanto âncora de telejornais. Outro ponto abordado foi o término do programa que comandava nas manhãs de sábado. O formato era um tipo de mistura dos extintos Globo Ecologia, Globo Ciência, e também com uma pegada do Globo Comunidade. Mas tal como Ana Maria durante a semana, o público angariou audiência para o programa acordando com Sandra aos sábados, até o programa chegar ao fim.
Outro erro discutido teria sido alocar a jornalista na apresentação do Globo Repórter ao lado de outro nome de grande destaque como Glória Maria. A emissora teria apontado que eram dois grandes nomes para estarem lado a lado dividindo o mesmo programa. A saída da jornalista do Jornal Hoje também foi consirada um erro.
Este colunista também conversou com uma fonte da direção de contratos da emissora. O contrato de Sandra Anemberg venceria no final deste ano, mas a Globo poderia romper o contrato ou não fazer a renovação com uma possível mudança no formato do Globo Repórter. E um nome já estaria sendo comentado nas reuniões para assumir a apresentação do jornalístico.
Camila Marinho está na mira da direção
Ainda segundos fontes da coluna, uma das repórteres da atração vem ganhando bastante destaque e deve subir para o posto de apresentadora da atração. Ela, por sua vez, assinou todas as reportagens que falaram sobre o Bicentenário da Independência do Brasil.Trata-se da jornalista Camila Marinho.
Segundo essas mesmas fontes, a imagem de Camila será mais esquentada dentro da atração, até que seja decidido se o programa sairá do ar ou entrará em algumas ocasiões especiais por temporada. Caso a Globo opte por deixar o programa por temporada, reduzindo assim o número de atrações, A Globo pensa em encerrar o contrato de Sandra, e já teria sinalizado a intenção à direção de contratos do canal.
Segundo apurou a coluna, a saída de Sandra do Globo Repórter teria como motivo principal o corte salarial da apresentadora, que gira hoje em torno de R$ 400 mil mensais. Já Camila assumiria a apresentação da atração ganhando bem menos.
Fontes dizem que Sandra seria avisada sobre a saída do Globo Repórter, e que a emissora comunicaria que estaria pensando em um novo projeto para jornalista. Entretanto, o planejamento seria esperar um pouco e encerrar o vínculo profissional com um comunicado para a imprensa registrando uma ruptura em comum acordo.