Imagens de Renascer já foram divulgadas ao mercado enquanto comercial da emissora apresenta propostas às marcas
Reprodução/TV Globo
Imagens de Renascer já foram divulgadas ao mercado enquanto comercial da emissora apresenta propostas às marcas


A TV Globo pretende implementar uma estratégia mais confortável para ganhar o mercado publicitário com a dramaturgia. O canal pretende antecipar o cronograma e o planejamento de propostas comerciais das tramas às marcas.

A ideia é chegar mais cedo aos potenciais anunciantes e ter mais tempo para fazer uma captação maior, uma vez que a nova estratégia para financiar as tramas 100% com o capital dos anunciantes vem resultando em terceirizações, cortes na emissora e um dos atuais problemas: a recusa de atores veteranos diante das baixas propostas financeiras pelo trabalho por obra.



Enquanto o marcado de straming vem oferecendo cerca de R$ 100 mil por mês aos grandes atores, a Globo ainda leva bastante recusa por parte dos mesmos oferecendo entre R$ 30 a R$ 60 mil mensais.

De acordo com fontes da direção de contratos do canal o adiamento para 2025 da terceira novela produzida pelo GloboPlay, Guerreiros do Sol, teve o objetivo de captar bons anunciantes com calma, pois o orçamento não teria fechado diante do que os grandes atores esperavam.

Um dos artistas - inclusive - que recusou a proposta foi Osmar Prado. O veterano tinha acabado de finalizar a novela Pantanal. Foi também neste momento que o seu vínculo fixo com a emissora não foi mais renovado.  

Com mais tempo para conversar com o mercado, outra estratégia - por exemplo - é lançar com bastante antecedência a chamada das novas tramas na programação e com isso seduzir com mais força os anunciantes para que eles já identifiquem suas marcas com as chamadas das novas tramas. 

Ainda de acordo com fontes do canal, uma espécie de teste vem sendo feito com o remake da novela ‘Renascer’. Executivos do canal autorizaram a veiculação antecipada do teaser da trama - também com formatos voltados aos apelos comerciais - e com isso compensar o caixa que foi aberto para que a emissora conseguisse formar um bom elenco de atores que não possuem mais contrato fixo com o canal. 

Mesmo apostando que o meio artístico entenda a vitrine que a emissora continua sendo no horário nobre, ela já entendeu que as propostas devem subir para que seu pilar ewssencial - os recusos humanos - não se transformem em novos pilares daqueles que chegam dispostos a investir no segmento, como os stramings.

A ideia é ampliar ainda mais com esse tempo hábil o número de possibilidades publicitárias dentro do núcleo de dramaturgia do canal, e para isso acontecer anunciar o produto com antecedência ao mercado diante de tantas possibilidades de gastos com os catálogos disponíveis pelo novo mercado de streaming seria fundamental.

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