Rita Lobo
Reprodução/Instagram
Rita Lobo


Não pensem que é à toa o corpo a corpo com o público. A estratégia em tirar Rita Lobo da cozinha e levá-la com o Prato Feito Brasil para visitar famílias da Bahia, Pará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul é fundamental para que a Globo consiga implementar em dois anos o seu maior desafio referente às manhas na emissora: preparar a substituta de Ana Maria Braga.  

A Globo pensa sempre um pouco à frente. E como toda estrutura empresarial tem os pés no chão em relação ao futuro da grade. Sim, a emissora conversa internamente com o pé no chão de que a apresentadora Ana Maria Braga não será eterna na programação. 



De acordo com fontes do canal, a ideia inicial era comprar o Master Chef e com isso centralizar essa tarefa em Paola Carosella. O canal entrou em negociação com a empresa detentora dos direitos do Master Chef e conseguiu a promessa dos direitos do programa. Entretanto, uma condição que colocou tudo a perder: a empresa garantiu que o tempo de contrato ainda permanente com a Band seria respeitado. Nessa altura, a Globo já havia contratado em sigilo Paola Carosella, fato levado ao público por este colunista e que na época foi negado pela própria emissora, que veio confirmar oficialmente a contração após seis meses. 

Este colunista também revelou em março de 2022 que Rita Lobo seria puxada da programação fechada para a grade aberta da emissora. Entretanto, após não concordar com a empresa detentora do Marter Chef sobre o tempo de espera relacionado ao vínculo do reality com a Band a negociação não se concretizou. Para justificar a contração de Paola, a Globo preferiu testá-la e permanecer com Rita Lobo no canal fechado, uma vez que toda estrutura já estava em funcionamento. 

Ainda de acordo com fontes do canal, foram muitas negociações até que a emissora decidisse que sim: Rita Lobo será preparada para a 'eventual' substituição de Ana Maria Braga. A primeira estratégia foi colocá-la na programação aberta junto ao público do sofá, justamente uma fatia da audiência de Ana Maria Braga que se permite ficar acordada até um pouco mais tarde depois que termina a novela e se inicia o Globo Repórter. 

Todo planejamento com o primeiro programa de Rita Lobo foi milimetricamente pensado no futuro. O setor de inteligência da emissora apontou como melhor plano iniciá-la na programação aberta viajando o Brasil e tendo o contato pessoal com seu futuro telespectador. Para isso foram pensadas duas temporadas: uma no final deste ano, e a próxima no início de 2024.  

Segundo fontes da emissora, a direção agora avalia o momento certo de conectar o público do Mais Você com Rita Lobo. Diferentemente do que ocorreu com Paola Carosella, a emissora pensa em colocar Rita Lobo comandando um reality show culinário dentro do Mais Você, unindo por uma temporada as duas apresentadoras com seu mesmo público-alvo. 

Diversas reuniões estão acontecendo neste final de ano não só para discutir toda grade de programação de 2024, mas também para deixar todos os 'planos Bs' engatilhados caso precisem ser antecipados na grade de programação. Além disso, Ana Maria e Globo já teriam conversado sobre a apresentadora ficar mais um ano na grade diária, e a partir daí comandar um semanal ainda a ser discutido no canal.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!