A gestão atual da TV Globo iniciou uma operação de guerra publicitária temerosa com possíveis críticas a próxima edição sem o comando de Boninho, que encerra um ciclo de 40 anos no canal após o especial de final de ano do cantor Roberto Carlos.
Segundo fontes que transitam no setor de contratos do canal, "a busca por um faturamento maior das outras edições deve sobrepor os futuros números de audiência", para as blindagens de possíveis críticas. Para isso, a Globo vem atacando forte no mercado publicitário para garantir o balanço no final do programa.
Ainda de acordo com essas mesmas fontes, uma das estratégias será antecipar as ações publicitárias com os brothers. Isso quer dizer que a agência publicitária que cuida da estratégia comercial dos participantes vai fechar contratos com os mais engajados da edição para que as ações ocorram ainda dentro do reality.
Isso significa dizer que durante o almoço do anjo, por exemplo, além da exibição da marca patrocinadora da ocasião, os participantes poderão ser chamados para anunciar com mais ênfase o patrocinador e os produtos destacados na dinâmica com textos comerciais previamente elaborados pelos patrocinadores.
Outra estratégia é a intensificação de marcas alimentícias dentro da casa. Em edições passadas, os alimentos eram isentos de rótulos ou marcas, exceto nas ações patrocinadas. Nesse passo, o time comercial da Globo tem enfrentado uma pressão contra o tempo para tentar fechar anunciantes com o máximo de marcas que poderão ser exibidas com seus devidos rótulos na geladeira e cozinha da casa.