Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Globo abre caixa para Ana Maria no Mais Você, mas faz exigência

Apresentadora terá orçamento ilimitado em 2025 para novos quadros, mas emissora pede 'atenção' para não ter mais faltas durante o BBB

Ana Maria Braga aproveita dia de Sol
Foto: Reprodução
Ana Maria Braga aproveita dia de Sol


Ana Maria Braga recebeu, nesta semana, um dos maiores sinais de prestígio dentro da TV Globo. Segundo fontes fidedignas do canal, a emissora teria dado à apresentadora um “caixa aberto” para investimentos no Mais Você ao longo de 2025. A decisão foi tomada no início desta semana, e segue a mesma estratégia adotada para Luciano Huck, que neste início do ano também recebeu carta branca para ampliar sua atração dominical. Esse movimento reforça o compromisso da Globo com seus principais ativos da programação e com a relevância comercial que Ana Maria e Luciano Huck têm nas manhãs da emissora.

Ainda de acordo com fontes do executivo do canal, a conversa teria acontecido no início da semana, e a emissora deixou claro que a cozinha experimental recém-inaugurada foi apenas o começo dos investimentos para 2025, em razão da celebração de 60 anos da Globo, que conta com o reforço do Mais Você neste planejamento. Agora, Ana Maria poderá propor novos quadros, adquirir formatos já consolidados no mercado, lançar realities e até reformular o cenário do programa, se desejar.


Essa decisão chega em um momento emblemático: em 2025, a Globo celebra 60 anos, e Ana Maria Braga faz parte dessa história há 25 anos. Após a grande comemoração em dezembro pelo aniversário do Mais Você de 25 anos, a emissora reforça sua confiança no programa como um dos pilares da programação matinal até 2026.


No entanto, nem tudo são boas notícias. Junto com essa liberdade de investimento, a Globo teria feito um pedido direto — ou melhor, uma exigência velada — sobre a frequência de folgas da apresentadora. A emissora se mostrou preocupada com as recentes ausências de Ana Maria, principalmente no final de 2024. Embora algumas delas tenham sido justificadas por questões de saúde, uma ausência em particular, por compromissos profissionais fora da Globo, incomodou a direção e os patrocinadores.

A emissora teria sido pressionada por marcas que investem no programa, já que preferem que suas ações publicitárias sejam apresentadas por Ana Maria e não por seus substitutos. O caso ganhou uma preocupação maior entre os patrocinadores depois que eles não tiveram Ana Maria anunciando seus produtos, como previsto. Naquela ocasião, a apresentadora justificou a folga para resolver compromissos profissionais fora do canal, quando apareceu cuidando da poda de heucaliptos da sua fazenda.

Diante desse mal estar - uma vez que Ana já havia se ausentado duas vezes em razão de um "piriri"naquela mesma semana, somando três ausências na mesma semana, a Globo teria orientado Ana Maria a evitar o máximo possível de folgas ao longo de 2025.

Ainda de acordo com fontes do canal, a apresentadora teria sido alertada para seguir o cronograma normal de trabalho, com um mês de férias no ano, podendo dividir em dois períodos de 15 dias. Além disso, foi feito um apelo para que, nos próximos dois meses, enquanto durar o Big Brother Brasil 2025, ela não se ausente do programa em nenhuma hipótese, salvo por questões graves de saúde.

A direção teria explicado para Ana Maria Braga que, apesar de terem três apresentadores disponíveis para eventuais ausências, o Mais Você tem um papel fundamental na engrenagem do BBB, especialmente com os tradicionais cafés da manhã com os eliminados, um dos momentos mais aguardados pelo público e de grande retorno comercial para a Globo.

A repercussão interna do compromisso profissional fora do canal que justificasse uma ausência do Mais Você não foi positiva, levando a Globo a reforçar que, daqui para frente, folgas só serão concedidas em casos extremamente necessários de saúde.

O recado da Globo é claro: a apresentadora segue sendo um dos maiores nomes da TV Globo, e seu programa continuará recebendo investimentos expressivos. No entanto, em troca dessa valorização, a emissora espera comprometimento total, principalmente durante os meses cruciais para a audiência e o faturamento do canal, como é o caso do Big Brother Brasil.