Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Globo já tem cronograma para colocar no papel programa de Eliana

Pesquisa será enviada ao mercado entre março e abril para entender o que o público quer ver, evitando semelhanças com Mion e Huck

Eliana
Foto: Reprodução
Eliana


A Globo está estruturando uma pesquisa detalhada para avaliar as expectativas do público em relação ao programa que pretende criar para Eliana. Esse estudo, que deve ser enviado ao mercado entre os meses de março e abril, faz parte do processo de reformulação da grade da emissora, que inclui ajustes tanto no telejornalismo quanto no entretenimento.

A pesquisa busca compreender quais formatos e conteúdos seriam mais adequados para a apresentadora, evitando que sua atração se torne semelhante às de Luciano Huck e Marcos Mion, que já comandam programas de auditório nos finais de semana.


Um dos desafios enfrentados pela emissora nas reuniões sobre a nova atração de Eliana tem sido justamente definir um conceito inédito para o programa. Internamente, há o receio de que incluir mais um programa de auditório na grade acabe tornando a programação repetitiva, uma vez que Huck e Mion já exploram esse formato aos sábados e domingos. Por isso, a Globo quer ouvir diretamente o público para entender que tipo de conteúdo seria mais atraente e inovador para a apresentadora.

A pesquisa será 100% quantitativa, focada em números e métricas para embasar a tomada de decisão da emissora. O levantamento será fundamental para guiar os próximos passos do projeto e definir não apenas o formato, mas também a identidade do programa de Eliana. A estratégia segue o padrão da Globo, que não realiza grandes mudanças sem um estudo aprofundado do mercado comercial e das preferências da audiência.

Além da pesquisa para Eliana, a emissora já está conduzindo levantamentos sobre a reformulação de seus telejornais e a possível modificação de quadros e conteúdos em diversos programas de entretenimento. Com essas iniciativas, a Globo busca alinhar sua programação ao que o público deseja assistir, garantindo que cada atração tenha um perfil bem definido e um diferencial competitivo dentro da grade.