
A pesquisa encomendada pela Globo para medir o comportamento do “Mais Você” sem Ana Maria Braga precisará fechar antes do "prazo ideal", após forte pressão do setor comercial da emissora. Como este colunista antecipou com exclusividade, não havia qualquer possibilidade da apresentadora retornar conforme o previsto em três semanas. Desde o início, adiantamos que a volta não ocorreria em três semanas, no dia 02, mas sim provavelmente a partir do dia 09, informação que agora se confirma oficialmente.
O estudo, conduzido pelo “Mais Você”, segundo fontes do departamento de pesquisa da Globo, visava analisar a aceitação e o desempenho do programa durante a ausência de Ana Maria. A intenção da emissora era consolidar dados robustos, ampliando o monitoramento para mais de um mês, idealmente até cinco semanas, a fim de ter segurança sobre o impacto do afastamento. Tanto que, ao completar as três semanas iniciais, a Globo concedeu mais uma semana para a apresentadora, justamente para permitir que a empresa tivesse tempo hábil para consolidar os resultados, e também em comum acordo, uma vez Ana teria solicitado uma semana de folga, que não teria sido concedida após o casamento em razão da programação especial dos 60 anos do canal.
Mas, ainda de acordo com estas mesmas fontes, a pressão do departamento comercial mudou os rumos. Com prejuízo acumulado de quase R$ 7,5 milhões em apenas quatro semanas de ausência de Ana Maria, o comercial vetou qualquer possibilidade de extensão da pesquisa e, consequentemente, do afastamento. O programa, que normalmente realizava até 30 ações de merchandising por semana, viu esse número despencar para menos de dez, inviabilizando a continuidade da análise sem agravar ainda mais as perdas financeiras.
Ana Maria Braga, que havia alugado uma casa para esse período custeada pela TV Globo - conforme ela mesma mostrou em vídeo revelando que o imóvel foi contratado por até um mês, está de volta a São Paulo. Embora houvesse uma negociação prévia para que o estudo se estendesse sem uma data fixa de retorno, a decisão foi interrompida bruscamente após a gritaria do comercial, que alegou que não houve preparo ou estudo suficiente para justificar tamanha extensão, ainda mais considerando que a ausência havia começado como um afastamento programado para descanso e gravações do reality “The Next Level Chef”.
O impasse também ocorre em meio a dificuldades enfrentadas pelo próprio departamento comercial da Globo, que viu as cotas do “The Next Level Chef” serem reduzidas, após a Band antecipar o planejamento do “MasterChef”, abrindo inscrições e buscando o mercado pouco antes da Globo iniciar seu processo. Assim, a interrupção abrupta da pesquisa sobre o “Mais Você” simboliza não só a força do setor comercial nas decisões estratégicas, mas também um momento de tensão e ajuste na emissora, que agora busca estancar perdas e recuperar espaço no mercado.