De uns capítulos para cá, a novela Vale Tudo (ou quase) resolveu testar os limites do que chamamos de dramaturgia patrocinada. A agência de publicidade de Renato virou praticamente a protagonista da trama, e a ficção deu lugar ao desfile de marcas, publis reais e falas que mais parecem briefing de reunião com cliente. Se o núcleo Tomorrow já era publicitário, agora é só publicitário. E aí o público, que não perde uma boa ironia, reagiu com o que faz de melhor: brincadeira!
Um internauta no X (antigo Twitter) cravou: "já que o negócio virou uma pausa os recadinhos, por que não contratar logo a rainha dos recadinhos do Brasil, Sônia Abrão, para integrar o elenco da Tomorrow?" Afinal, se tem alguém que sabe dar conta dos recadinhos em duas horas de programa é ela! A fala virou brincadeira entre internautas e em 20 minutos recebeu 237 compartilhamentos.
Enquanto isso, a autora Manuela Dias e sua equipe de divulgação continuam tentando vender que Vale Tudo (ou quase) é um fenômeno… de faturamento. Sim, porque audiência, aceitação e empolgação popular andam meio tímidas. Mas o discurso oficial agora é outro: não importa se você gostou ou não, importa é que a novela “bateu recorde de comerciais inseridos”. O que é o novo “tá ruim, mas tá pago” em horário nobre.
É claro que a Globo, em tempos de contenção e reinvenção, tenta fazer do limão uma limonada. E talvez por isso mesmo a novela tenha virado um enorme limoeiro. O problema é que, mesmo com muito suco, adoçante e gelo, ainda falta sabor de trama. Porque faturar é ótimo, mas roteiro bom ainda é o que segura o público. E o público está esperto, vendo a novela com uma mão no controle remoto e a outra digitando meme.
No fim das contas, a Tomorrow da ficção pode aprender uma coisa com o A Tarde é Sua da realidade: é possível ser comercial sem abrir mão do conteúdo, do texto, do enredo, dos personagens, da comunicação. Como foi dito nos comentários da postagem: "pelo menos os recadinhos serão mais naturais."