Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Globo define provisoriamente o nome do programa de Eliana

Coluna teve acesso exclusivo à defesa da área de criação, que explica a estratégia por trás do “+ Eliana”

Eliana
Foto: Reprodução/Internet
Eliana



A Globo já definiu provisoriamente o nome da nova atração de Eliana: "+ Eliana". O nome é o escolhido provisoriamente para estampar chamadas e peças de divulgação que já começaram a ser disparadas para o mercado. Segundo documentos internos aos quais a Coluna teve acesso com exclusividade, a escolha passou por um estudo de design, conceito e posicionamento de marca para marcar a estreia da apresentadora na emissora. De acordo com uma ata de reunião realizada na semana passada, "o uso do sinal de mais (+) no nome não é apenas uma escolha estética, mas um recurso semiótico com múltiplas camadas de significado."

Internamente, o “+” foi defendido como "um símbolo de soma e adição de valor, sugerindo ao público que o programa entregará mais conteúdos, mais emoção e mais proximidade com Eliana." A estratégia também se apoia no laço afetivo criado por outros títulos da casa, como o Mais Você.


Outro ponto central na defesa é a ideia de continuidade e expansão de marca. "Ao se unir ao nome da apresentadora, o “+” reforça que a nova atração será uma versão ampliada da Eliana que o público conhece, evitando a sensação de ruptura para quem a acompanhava no SBT."

Outro ponto discutido e sinalizado na ata é que a inspiração vem de outros programas com a mesma lógica, como Mais Caminhos, da EPTV, que transmitem a ideia de conteúdo extra e variado.

No campo visual, o símbolo também foi defendido pela área de criação: "o “+” é um elemento gráfico simples, versátil e de fácil aplicação em vinhetas e transições, permitindo animações dinâmicas e interpretações criativas de cruz a flor estilizada, de interseção de imagens a moldura para vídeos." 

Por fim, a defesa interna aponta que "o “+” conecta a linguagem televisiva à lógica das redes sociais e plataformas de streaming, onde o sinal é usado em ações como “adicionar” ou “seguir”. A leitura, portanto, é de que o público estará “adicionando” Eliana à sua rotina na Globo. Ao mesmo tempo, o conceito “Mais Eliana” promete revelar novos lados da apresentadora, misturando entretenimento, bastidores, causas e momentos emocionantes."

Outra notícia comentada na reunião é o poder comercial da apresentadora. Mesmo antes de ser enviado ao mercado, Eliana já fechou duas grandes marcas como patrocinadoras oficiais do programa.