Alessandro Lo-Bianco
Exclusivo

Globo avalia retornar com três atrações nas manhãs do canal

Assim como na época do 'Bem Estar', Globo discute reduzir 15 minutos do Encontro e + VC para novo programa de Tati

Tati Machado
Foto: Reprodução/Instagram
Tati Machado
{!$sinalizador_ad$!}





A Globo está discutindo uma reformulação gradual da sua programação matinal. Em reunião realizada ontem (1), conforme apurou esta reportagem, foi debatida entre os executivos de programação a ideia de reduzir 15 minutos dos programas 'Mais Você' e 'Encontro', para encaixar um terceiro programa comandado por Tati Machado. A proposta é que este novo programa tenha 30 minutos de duração, seja transmitido diariamente, logo após o Mais Você, antes do Jornal, não como um quadro de algum dos programas já existentes, mas como atração independente.

Ainda de acordo com essa última reunião, este novo programa de Tati Machado terá por objetivo escoar o volume de anunciantes que tem demandado Tati para ações publicitárias do canal, e focará nos assuntos mais comentados na internet, bastidores de novelas e temas relacionados à televisão da casa. Entretanto, a Globo enfantizou nessa reunião que o projeto não deveria ser semelhante ao Vídeo Show, uma vez que conteúdos factuais mais discutidos do dia nas redes sociais estariam no editorial do novo programa. A ideia é uma mescla de entretenimento leve e cobertura de bastidores, com espaço para publicidade própria da Tati.


Ainda neste sentido, ideia, a estratégia é manter Tati Machado na grade com seus anunciantes exclusivos; caso Mais Você deixe o ar no futuro, esse novo programa poderia ocupar seu lugar apenas recebendo mais uma fatia de tempo, outrora dedicada ao Mais Você.

Historicamente, essa não seria uma novidade na grade matinal da Globo. Entre 2011 e 2019, existia o tripé Mais Você → Bem Estar → Encontro, onde Bem Estar, apresentado por Fernando Rocha e Mariana Ferrão, funcionava como programa independente entre Mais Você e Encontro.  Bem Estar foi extinto como programa em abril de 2019, transformando-se em quadro dentro do Encontro.  Portanto, a proposta atual de três programas também recua a um formato usado anteriormente e que mostrava certa estabilidade na grade matinal. A ideia é justamente ter uma pessoa a mais na programação, uma vez que Ana Maria tem se ausentado com constância, praticamente todos os meses desde o início do ano, somando-se a crise do Encontro que ainda enfrenta larga rejeicão do público em relação a apresentadora atual.

A apuração descobriu também que a Globo conversou com Ana Maria após o retorno de férias, para informar que o comercial está pedindo mais presença de Tati no Mais Você, bem como demandas publicitárias, que ela passaria a dividir com Ana Maria. Entretanto, essas mesmas fontes garantem que não houve por parte da veterana um alinhamento recíproco sobre dividir merchandising com Tati, apenas em ceder mais tempo de programa. Ou seja, Ana Maria não estaria disposta a dividir com Tati as ações do Mais Você. Diante de todo o conjunto da obra, a Globo entendi que direcionar o próprio programa para Tati Machado seria a solução mais plausível. 

Por ora, nada está decidido de forma definitiva. Estão previstas novas reuniões até o final de outubro para afinar detalhes, como horários, duração, divisão de patrocínio.  A Globo chegou a pensar em correr com o projeto e anunciá-lo já no Up Front.  Entretanto, o canal voltou atrás, pois considerou que as decisões estruturais ainda estão em fase de debate e que pesquisas de mercado também devem ser disparadas e analisadas antes de uma decisão final.