
.Mesmo com o desempenho abaixo do esperado da 'Central da Copa', a Globo não pretende abandonar o formato. Pelo contrário. A emissora iniciou, nos bastidores, as negociações para transformar o projeto em um programa dominical permanente, batizado internamente de 'Central do Esporte'. A atração passou a ser discutida como uma das principais apostas para ocupar a faixa após o Fantástico, reforçando a programação de domingo e ampliando a disputa por audiência.
O novo projeto resgata uma ideia apresentada por Galvão Bueno à Globo anos atrás: um programa de debates sobre esporte, reunindo convidados para comentar os principais acontecimentos da semana. Agora, porém, a emissora pretende desenvolver o formato sem o narrador, que está no SBT, e entregar o comando a Tadeu Schmidt, decisão que também representa uma resposta aos bastidores da saída de Galvão da empresa.
A discussão ganhou força após a Globo tomar conhecimento de que o SBT avalia ampliar sua programação esportiva, com estudos para reunir Galvão Bueno e Tiago Leifert em futuros projetos ligados ao esporte. A estratégia da Globo é sair na frente, consolidar um novo produto esportivo nas noites de domingo e neutralizar uma eventual ofensiva da concorrência.
Além da disputa por audiência, o projeto resolve uma questão interna importante. A direção financeira defendia que, a partir do próximo ano, Tadeu Schmidt tivesse contrato por obra caso permanecesse apenas no Big Brother Brasil. Com a criação da Central do Esporte, a Globo ganha um argumento contra o setor financeiro do canal para manter o apresentador com vínculo fixo durante todo o ano. O projeto já começou a ser apresentado ao mercado publicitário para avaliação de patrocínios e faz parte da estratégia da emissora de fortalecer a TV aberta, reduzindo parte da estrutura digital criada para a cobertura esportiva e ampliando os investimentos esportivos novamente na TV aberta.
