O jornalista paranaense Nilson Klava, que com apenas 27 anos se tornou um dos nomes mais fortes do jornalismo político na Globo News - é a nova aposta da programação aberta para os próximos anos.
Desde 2016 na programação fechada, Klava acaba de passar internamente por um grande desafio, e muito bem avaliado pelos executivos de jornalismo do canal. Dentro do canal o desempenho do jovem foi visto como "impecável"
De acordo com fontes do canal, Klava teria dado um ótimo ritmo na avaliação da direção como âncora do Jornal Hoje, e teria despertado na Globo planos muito maiores. Segundo estas mesmas fontes, o executivo da Globo passou a ver em Nilson Klava um potencial planejamento que a emissora tinha e que não foi concretizado com Evaristo Costa e Dony De Nuccio.
Tanto Evaristo como Dony receberam da TV Globo um planejamento com um investimento privilegiado em relação a outros contratos: ambos eram vistos como apostas para consolidação de identidade dentro do Jornal Nacional, algo extremamente necessário hoje dentro da emissora para possibilidade de uma eventual aposentadoria de William Bonner.
Apesar dos diversos nomes que já estão preparados e atuantes na mesa do Jornal Nacional, internamente a cúpula da Globo ainda sonha em construir um novo nome capaz de sentar na mesa e ganhar o gosto popular dos brasileiros pelos próximos 25 anos.
De acordo com fontes seguras na direção de contratos do canal, após Evaristo Costa e Dony Dennucio, que tiveram seus investimentos frustrados dentro do canal por motivos que não vem à furo comentar, o nome privilegiado e que irá receber essa atenção após ser bem quisto na banacada do Jornal Hoje - que é uma porta para o Jornal Nacional ou o Fantástico - é o nome de Nilson Klava, ou melhor, "Nilsinho" como já é chamado em praticamente todas as redações do Grupo Globo.
Desde 2016 na programação fechada, Klava - que é nascido em Apucarana, município localizado no interior do Paraná - já esteve na programação aberta em 2018, quando foi o repórter mais jovem a ocupar o cargo no Fantástico. Ele também apresentou interinamente o Jornal das Dez, cobrindo a licença maternidade da jornalista Aline Midlej, até estrear como integrante do Jornal Hoje em julho deste ano.
Ainda segundo fontes do canal, a descoberta acerca do desempenho do jornalista como âncora do Jornal Hoje deixou a Globo tranquila para liberar eventualmente o jornalista César Tralli para o Fantástico, ou até mesmo o Jornal Nacional. Assim como Dony e Evaristo, os executivos da programação pretendem a médio prazo consolidar Nilson Klava no Jornal Hoje. A intenção é retirar o jornalista do rodízio dos finais de semana até consolidá-lo como âncora das edições diárias.
Todo esse planejamento também pode interferir nos planos que a emissora tinha para Tralli. Segundo informações de dentro da direção de contratos a ideia era subir Tralli do Jornal Hoje para o Fantástico, mas mantê-lo na revista eletrônica por apenas dois anos e retorná-lo ao Jornal Nacional numa eventual aposentadoria de Bonner.
Segundo os últimos diálogos entre os executivos do canal obtidos pela coluna, Klava teria mudado os planos do canal. Segundo a maioria da direção, diferente dos demais, Klava ainda é um rosto desconhecido da maioria da população em relação aos outros, e isso é um fator que contaria a seu favor.
Nomes como os de Tralli, Rodrigo Boccardi, Helton Duarte, Alan Severiano, Roberto Kovalick, entre outros que pertencem ao "topo" do jornalismo na Globo são fortes e essenciais à identidade do canal, mas Klava é visto como um novo rosto a ser lapidado no imaginário popular, o que é reforçado, segundo o corpo executivo do canal, pelo seu extenso talento, experiência, carisma e profissionalismo.