Parece que mais uma vez não anda muito bem, e com muita perspectiva futura a relação entre Fátima Bernardes e executivos da programação aberta da TV Globo. A emissora, inclusive, teria comunicado recentemente uma série de mudanças que pretende fazer ano que vem (2024), e uma delas não teria agradado a jornalista.
Segundo fontes da direção de contratos da emissora, o canal teria informado recentemente à apresentadora que após o encerramento da última edição do The Voice este ano - o reality será descontinuado - o programa que a jornalista está produzindo no GNT (Assim como a Gente) não deve mais ganhar espaço na grade programação aberta em 2024.
Ainda de acordo com essas mesmas fontes, o problema é que a TV Globo teria assinado um adendo contratual que prevê três temporadas na programação fechada com exibição posterior na televisão aberta. E isso, segundo essas fontes, teria sido o suficiente para Fátima Bernardes ter dito à Globo que se sentiria enganada.
Pessoas próximas à Fatima Bernardes comentam que a apresentadora teria descrito uma espécie de sensação de que o canal já saberia que as temporadas não iriam à programação aberta, e que teria acabado de levar um impasse à emissora ao destacar as cláusulas que regimentam o adendo contratual. Uma fonte da coluna informou que Fátima teria dito à Globo que poderia, inclusive, "tomar medidas" caso o combinado contratual não seja respeitado, o que teria amargado ainda mais a relação entre a apresentadora e a direção desde quando deixou o matinal Encontro.
Internamente a Globo tenta contar a situação, mas ainda estaria "batendo o pé" de que não tem espaço na grade aberta para o atual projeto de Fátima que está sendo produzido e exibido na programação fechada. A notícia acabou causando também preocupação em outros apresentadores, uma vez que Angélica também vai retornar a programação global com uma temporada exibida no Fantástico, tendo a segunda temporada prometida para ser lançada na programação aberta dos sábados, no próximo ano. Alguns, inclusive, já estariam entrando em contato com a direção para cobrar uma satisfação sobre seus projetos.
Recentemente este colunista também descobriu que a apresentadora teria dado uma resposta atravessada para a direção. Após a exibição dos primeiros episódios do seu novo programa no GNT, a Globo teria pedido para que Fátima tentasse uma abordagem mais intimista com os entrevistados, bem como indica o nome da atração, 'Assim como a gente'.
No entanto, Fátima teria dito que não concorda em fazer uma abordagem mais intimista da forma como a Globo espera, ou seja, abrindo também mais detalhes pessoais da sua vida ao longo das entrevistas. De acordo com fontes, a apresentadora disse que preferia se manter mais neutra no papel de entrevistadora, e que já teria aberto muito a sua vida pessoal diante das câmeras.