Os novos nomes enviados à mesa da direção de contratos da TV Globo, e que não terão seus vínculos fixos renovados com o canal, chama atenção. As três atrizes estão no ar em Fuzuê e Terra e Paixão. De acordo com fontes do canal, Lília Cabral, Marina Ruy Barbosa e Eliane Giardini já teriam sido informadas que após as tramas seus contratos não serão mais renovados.
Ainda segundos estas mesmas fontes, outros nomes já citados neste espaço, como Tony Ramos, Cauã Reymond e Ary Fontoura permanecem na lista de cortes. Recentemente a emissora desligou Paulo Betty, Regina Casé, Flávia Alessandro e Paola Oliveira.
Por mais que os cortes contratuais sejam uma necessidade para a TV Globo seguir com seu novo modelo de contratação por obras, o clima neste final de ano é ruim para o elenco de artistas que ainda mantém vínculo fixo com a casa. Praticamente todos já sabem que seus contratos não serão renovados, entretanto o dia de receber a notícia oficializada ainda é motivo de tristeza e decepção para alguns, principalmente os veteranos com mais de 30 anos de casa. A maioria já foi informada que seus contratos não serão renovados a partir do mês de março do próximo ano de 2024.
A TV Globo pretende também implementar uma estratégia mais confortável para ganhar o mercado publicitário com a dramaturgia. O canal pretende antecipar o cronograma e o planejamento de propostas comerciais das tramas às marcas.
A ideia é chegar mais cedo aos potenciais anunciantes e ter mais tempo para fazer uma captação maior, uma vez que a nova estratégia para financiar as tramas 100% com o capital dos anunciantes vem resultando em terceirizações, cortes na emissora e um dos atuais problemas: a recusa de atores veteranos diante das baixas propostas financeiras pelo trabalho por obra.
Enquanto o marcado de streaming vem oferecendo cerca de R$ 100 mil por mês aos grandes atores, a Globo ainda leva bastante recusa por parte dos mesmos oferecendo entre R$ 30 a R$ 60 mil mensais.
De acordo com fontes da direção de contratos do canal o adiamento para 2025 da terceira novela produzida pelo Globo Play, Guerreiros do Sol, teve o objetivo de captar bons anunciantes com calma, pois o orçamento não teria fechado diante do que os grandes atores esperavam.
Um dos artistas - inclusive - que recusou a proposta foi Osmar Prado. O veterano tinha acabado de finalizar a novela Pantanal. Foi também neste momento que o seu vínculo fixo com a emissora não foi mais renovado.
Com mais tempo para conversar com o mercado, outra estratégia - por exemplo - é lançar com bastante antecedência a chamada das novas tramas na programação e com isso seduzir com mais força os anunciantes para que eles já identifiquem suas marcas com as chamadas das novas tramas.
Ainda de acordo com fontes do canal, uma espécie de teste vem sendo feito com a nova versão da novela ‘Renascer’. Executivos do canal autorizaram a veiculação antecipada do teaser da trama - também com formatos voltados aos apelos comerciais - e com isso compensar o caixa que foi aberto para que a emissora conseguisse formar um bom elenco de atores que não possuem mais contrato fixo com o canal.
Mesmo apostando que o meio artístico entenda a vitrine que a emissora continua sendo no horário nobre, ela já entendeu que as propostas devem subir para que seu pilar essencial - os recursos humanos - não se transformem em novos pilares daqueles que chegam dispostos a investir no segmento, como os streamings.
A ideia é ampliar ainda mais com esse tempo hábil o número de possibilidades publicitárias dentro do núcleo de dramaturgia do canal, e para isso acontecer anunciar o produto com antecedência ao mercado diante de tantas possibilidades de gastos com os catálogos disponíveis pelo novo mercado de streaming seria fundamental.