"O programa é um sucesso e saiu do mais do mesmo". Essa é a avaliação interna da TV Globo a respeito do desempenho do apresentador e humorista Fábio Porchat. Agora, o programa "Que História É Essa Porchat?" entra no centro de uma discussão no canal que pode levar a atração a ser exibida na grade diária de programação.
De acordo com fontes do canal, Fábio Porchat conseguiu levantar um formato de programa na emissora que, em que pese as semelhanças com outros programas de entrevistas, conseguiu inserir peculiaridades que o difere dos demais. As histórias, consideradas revelações curiosas confessadas pelos seus entrevistados, além da boa dinâmica dos quadros na atração agradou a cúpula global.
Na última semana, um dos executivos de programação do canal recebeu um alerta da cúpula que o programa pode crescer e ganhar mais público com exibições diárias. O entrave seria o horário, hoje reservado para que o apresentador Pedro Bial comande diariamente o "Conversa com Bial".
E é também em cima do nome do apresentador Pedro Bial que a Globo vem conversando para tentar uma variação maior de contratados na programação. Isso porque a emissora já avaliou que Bial está com três programas na grade aberta, e que isso prejudica a fila dos demais apresentadores contratados pelo canal com projetos na fila de espera.
Segundo fontes da Globo, o formato do programa de Fábio Porchat também teria sido utilizado para exemplificar na emissora o motivo dos três projetos enviados ao canal por Fátima Bernardes - após a perda do seu contrato fixo - terem sido todos reprovados.
"Informamos à Fátima que os três projetos foram recusados, justamente porque eram apoiados em formatos de entrevistas que, aqui dentro, já passaram a ser considerados mais do mesmo, e que talvez o público já esteja exausto. Não temos muito como fugir dessa fórmula, mas estamos buscando projetos que, dentro deste formato, também encontre suas próprias peculiaridades, que foram muito bem identificadas, por exemplo, neste formato que o Porchat está entregando na programação fechada e aberta.", disse um dos executivos do canal em contato com este colunista.
Ainda segundo fontes do canal, a entrada de Pedro Bial na grade diária foi muito importante na Pandemia. Bial inovou de forma remota e surpreendeu a Globo com a qualidade técnica e qualitativa atingida com o 'Conversa com Bial'. Entretanto, ainda de acordo com as pessoas que fazem parte do canal e que foram escutadas por este colunista, a emissora busca um formato de entrevistas para a grade diária que possa levar mais convidados para atração e com um diferencial.
A emissora não descarta a possibilidade de trocar as atrações diárias na grade entre Porchat e Bial. O assunto já começou a ser debatido no canal e a ideia para inverter a programação com o produto dos apresentadores já ganha força entre alguns executivos.
"Estamos avaliando trocar. Colocar o Conversa com Bial uma vez na semana, e o Porchat todos os dias. E no centro dessa discussão tem também o Bial, que somando o Conversa com Bial, o Linha Direta e o Som Brasil já coleciona três programas semanalmente na grade. Isso não é muito bom para gente e para o público", explicou essa fonte do canal.