Uma nova briga já começa a tomar conta nos bastidores da TV Globo entre a apresentadora Ana Maria Braga e o canal. No centro da discussão um interesse: o licenciamento do atual mascote do Mais Você, Louro Mané.
De acordo com fontes do canal, a emissora vem sendo sondada por algumas marcas para inserção do Louro Mané em seu catálogo de vendas. O boneco, que foi popularizado com o intérprete Tom Veiga - que deu vida ao saudoso Louro José - já foi um sucesso de vendas e a demanda de interesses em torno do papagaio teria retornado com força para o setor comercial da Globo.
O grande problema é que, segundo fontes, a apresentadora Ana Maria Braga teria registrado o boneco em nome da sua empresa, que também tem dois filhos como sócios. O Louro Mané foi registrado em pelo menos 17 categorias do INPI em nome da comunicadora.
Internamente a emissora discorda da atitude de Ana Maria. Em diálogos recentes, executivos do canal chegaram a acusar Ana Maria de ter interrompido e desrespeitado a votação do público - que havia escolhido outro nome para o novo boneco - como estratégia para cercar o papagaio dos direitos autorais com o nome registrado no INPI.
Fontes do canal revelaram que a Globo já iniciou um diálogo complexo com Ana Maria, e apostam que a discussão vai longe. A emissora entende que o Louro Mané é criação do canal, e não de Ana Maria, que inclusive não queria outro substituto para o Louro José. O Mais Você chegou a ser feito apenas com a apresentadora durante alguns meses, mas a emissora conseguiu convencer Ana Maria a aceitar o novo mascote.
Outro fator que a Globo comentou internamente teria sido a determinação de Ana Maria que o boneco não ganhasse novo visual. Na época foi cogitado a entrada de um boneco azul, mas a ideia foi prontamente descartada e desaprovada por Ana Maria. A Globo entende hoje que Ana Maria também teria pensado estrategicamente na época para que sua criação não fosse esteticamente alterada.
Estas mesmas fontes revelam que Ana Maria discorda da Globo. Mesmo que o novo boneco tenha sido imposto pela emissora no programa, a comunicadora estaria condicionando a existência do Louro Mané ao Louro José, uma das suas principais criações dentro da televisão brasileira. Ana estaria irredutível em relação ao licenciamento do mascote.
Não é de hoje que Ana Maria Braga cerca o papagaio. No auge do sucesso do intérprete Tom Veiga, com o Louro José, a Globo teve interesse em colocá-lo, além do Mais Você, como apresentador da TV Globinho. O papagaio havia conquistado também - não só o gosto da dona de casa - mas também da criançada. A ideia também foi recusada na época por Ana Maria Braga.
A conversa também marca um período importante. O início do fim de Ana Maria Braga na programação global. A apresentadora e o canal já estão há alguns meses discutindo seu fechamento de ciclo no canal para os próximos dois anos.