É inegável que nos últimos tempos as homenagens mais lindas e emocionantes dedicadas aos profissionais do setor artístico na televisão têm ficado por conta do apresentador Luciano Huck, aos domingos. Huck, que conseguiu quebrar um muro existente na emissora e inserir homenagens dedicadas a profissionais de outros canais no Domingão - como Raul Gil - pretende fazer agora uma homenagem que já estava sendo planejada para ser feita em vida.
Segundo fontes do canal, o Domingão com Huck preparado para homenagear Silvio Santos já estava sendo pensado muito antes da morte do comunicador. Conforme este mesmo colunista revelou em primeira mão, a Globo tentaria levar Silvio Santos no próximo ano aos estúdios do Canal.
Após a repercussão da notícia, a assessoria de imprensa do SBT emitiu um comunicado indicando que, talvez, o comunicador não aceitaria ir pessoalmente participar da homenagem, que vem sendo planejada para celebração dos 60 anos do canal em 2025. "Silvio Santos não participa de homenagens", dizia o comunicado.
Ainda de acordo com fontes da emissora, a celebração da passagem de Silvio Santos pelo canal marcaria um dos momentos iniciais da celebração de 60 anos. O comunicador comandou inicialmente o Programa do Silvio Santos aos domingos na Globo. Ele trabalhou 11 anos no canal. Sua passagem pela TV Globo durou de 1965 até 1976.
Fontes do canal garantem que alguns contatos foram feitos, entretanto a emissora não estaria conseguindo chegar diretamente ao dono do SBT. O canal apostava ainda em uma conversa pessoal com Silvio, a fim de convencê-lo a participar da programação especial que celebrará sua trajetória na emissora.
Ainda de acordo com estas mesmas fontes, a ideia inicial foi mantida no Domingão após a morte do comunicador, com a exceção de um detalhe: nos melhores sonhos do canal, quando Luciano Huck terminasse de chamar todos os convidados ao som da música que se tornou o hino do show de calouros, o último canto seria de todo auditório chamando: "E o Silvio Santos lá, lá lá lá lá lá lá...", e lá apareceria o dono do SBT para uma entrevista celebrativa a sua passagem no canal.
Nova homenagem
A notícia da morte do comunicador não desanimou a Globo em relação as intenções de homenagens que estavam sendo planejadas. Pelo contrário, teria aumentado o escopo de conteúdo que vem sendo pensado no canal.
Uma das coisas que já começou a ser discutida por exemplo é o prêmio Melhores do Ano, realizado pelo Domingão com Huck. Apesar da premiação contemplar apenas os artistas da casa, havia outrora, com Fausto Silva, O Troféu Mário Lago, sempre dedicado a uma personalidade final nos Melhores do Ano.
O prêmio saiu da programação global em 2021, quando Fausto deixou o canal. A intenção naquela época era retornar com o Troféu Mario Lago nas mãos de Fausto, dessa vez na Band. Desde então o Domingão com Huck manteve a premiação dos Melhores do Ano contemplando apenas os artistas do canal.
A coluna descobriu que Luciano Huck deseja ampliar a premiação com um troféu final dedicado a Silvio Santos. O apresentador estaria empenhado em entregar o prêmio especial em mãos para uma das filhas do comunicador.