Exclusivo

Ana Maria Braga foi escolhida às pressas para assumir reality comprado há dois anos

Depois do término de Mestre dos Sabores, canal tentou vender o projeto ao mercado com outros três apresentadores, que foram recusados

Ana Maria Braga
Foto: Reprodução
Ana Maria Braga


É inegável que Ana Maria Braga foi o nome de maior destaque na noite de ontem (16), no Ibirapuera, em São Paulo, quando a TV Globo anunciou ao mercado os novos produtos que entram na programação de 2025. A apresentadora do Mais Você foi escolhida para comandar o Next Level Chef, atração de sucesso nos Estados Unidos.

A coluna trás os bastidores exclusivos de toda essa negociação, que na verdade já estava rolando há pelo menos dois anos, quando o 'Mestre dos Sabores' acabou sendo descontinuado da grade de programação de domingo.


Para começar, a notícia pegou Ana Maria Baga completamente de surpresa na prorrogação do segundo tempo, quando a Globo tinha poucos minutos para decidir se o reality entraria na nova programação do canal em 2025, ou 2026. Na última sexta-feira (11) a direção do canal ligou para a apresentadora e comunicou que ela ganharia a tão esperada atração matinal depois de 25 anos esperando a concretização de uma antiga promessa do canal.

Ocorre, que o nome de Ana Maria foi a primeira opção, tão pouco a terceira. De acordo com fontes na direção de contratos da emissora e no setor executivo da emissora, logo depois do término de Mestre dos Sabores, que acabou saindo do ar por não entregar aos anunciantes os índices de audiência esperados, a Globo fez a compra dos direitos da atração internacional Next Level Chef. Ana Maria não era opção inicial porque já comanda uma atração matinal diária que demanda uma organização de tempo considerável.

Na época, a Globo tentava comprar os direitos do Master Chef Brasil, mas as negociações não foram para frente, pois a produtora que tem os direitos comunicou à Globo que não iria quebrar o contrato com a Band, mas poderia vender os direitos assim que o contrato terminasse. Na época, a Globo contratou Paola Carossela, prevendo uma boa chance de comprar os direitos da atração.  Na busca de outra opção, o executivo do canal fez a compra dos direitos do Next Level Chef. 

Como a atração é um alto investimento, que busca aportar um dos maiores capitais financeiros depois do Big Brother na grade noturna, o canal optou por ter prudência na escolha do apresentador pelo programa, uma vez que o mercado ficou desacreditado após a decepção com números obtidos pelo Mestre dos Sabores. Na época, a emissora teria optado por produzir um produto próprio para testar a popularidade de Paola Carosella, mas a atração Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua acabou sendo outro fracasso e nome de Paola acabou esfriando. 

Logo em seguida a Globo lançou Rita Lobo, mas não conseguiu métricas robustas de popularidade, mas apostava ainda em um nome mais novo no canal para pegar a nova atração importada. 

Por fim, a Globo testava o nome de Felipe Bronze, que atualmente está no ar com o The Taste Brasil. Com pouco tempo para decidir, a Globo fez um teste com os patrocinadores indicando o nome dos três como opção para assumir o novo reality.

Ainda de acordo com fontes do canal, os patrocinadores recusaram o nome de Paola Carosella, Rita Lobo e Felipe Bronze. Em resposta, disseram que o valor das cotas são altas para os nomes apresentados. Ocorre, que parte deles, informou que depois do Mestre dos Sabores só faria um aporte financeira desta magnitude em nomes como o de Ana Maria Braga. Um banco digital, uma marca de carnes, e uma marca de produtos de limpeza confirmaram o interesse na atração caso Ana Maria Braga estivesse à frente da apresentação.

Estas mesmas fontes relatam que a questão foi levada a Paulo Marinho, presidente da TV Globo, que esteve pessoalmente com Ana Maria Braga na inauguração da nova cozinha experimental do Mais Você. Naquele dia, nos bastidores, Ana Maria teria dito a Paulo Marinho que Fátima já havia ganhado o programa noturno e ela aguardava há 25 anos. Somando-se a isso, Ana Maria teve conversas recentes com o canal de que pretende reduzir sua participação em 2026, e chegou a sugerir Tati Machado na apresentação do programa enquanto ela tomaria conta apenas da cozinha e das receitas. A nova dinâmica deixaria a apresentadora mais confortável para gravar todas as receitas da semana em apenas um dia e exibir gravado ou ao vivo, quando a apresentadora optasse por entrar ao vivo na programação. Ana teria, inclusive, reforçado que seria importante estar ao vivo no início desta transição.

Ainda segundo estas mesmas fontes, Paulo Marinho não pensou duas vezes e pediu que a direção geral do canal ajustasse os trâmites e fez o convite para a apresentadora que, surpresa, também não hesitou em aceitar. 

Internamente, após a assinatura do contrato com Ana Maria a TV Globo observa o produto como uma nova mina de dinheiro.  Embora tenha sido lançado ontem (16) ao mercado, de forma oficial, a atração já tem grandes três patrocinadores confirmados para a compra das maiores cotas que estão sendo disponibilizadas.