Ana Paula Renault
Divulgação/Globo
Ana Paula Renault


A fala de Matheus, de que Ana Paula teria escolhido “minorias” como gays ou a Milena por ser empregada doméstica, não é apenas uma acusação de estratégia fria, mas um deslocamento emocional que revela mais sobre a psique do acusador do que sobre a acusada. Acusações desse tipo podem funcionar como projeção: aquilo que Matheus teme (ser objeto de instrumentalização ou exclusão) é atribuído à outra, anestesiando a própria angústia de ser visto como vulnerável ou jogado.

Esta dinâmica é típica em contextos de competição e visibilidade, onde o sujeito, ferido no seu narcisismo, recorre a esse tipo de argumento. O uso da palavra “minorias” carrega conotações de desigualdade e luta social que extrapolam o contexto lúdico de um programa de TV. Inserir categorias identitárias historicamente marcadas (como orientação sexual e classe) numa análise de jogo sem cuidado conceitual pode reduzir experiências de vida reais a peças de tabuleiro estratégico, naturalizando uma leitura utilitarista das desigualdades. Na minha opinião, trata-se de uma leitura completamente precipitada de Matheus.


É interessante notar como a acusação remete a uma noção de ação racional estratégica, típica de análises de jogos e teoria dos jogos políticos: alianças como meios para maximizar ganhos. No entanto, essa abordagem instrumental tende a subestimar as motivações afetivas que movem agentes humanos. A sociabilidade dentro da casa, laços de empatia, reconhecimento e reciprocidade desafia a ideia de que alianças são sempre calculadas; muitas vezes, elas emergem organicamente a partir de experiências compartilhadas de vulnerabilidade e solidariedade, não de esquemas predeterminados.

Descartar essas dimensões pode resultar em uma leitura frívola do social e do político. A própria reação das redes sociais com críticas a Matheus por sua acusação mostra que o público exterior percebe essa leitura como deslocada e problemática. Em vez de reduzir as alianças de Ana Paula a uma suposta “arma de jogo”, talvez valha perguntar se Matheus não confunde 'usar as minorias' com 'ter afinidade pelas minorias'.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes