Globo pretende fazer acordo com Fátima Bernardes no mês de março.
Instagram
Globo pretende fazer acordo com Fátima Bernardes no mês de março.


Este colunista descobriu que a TV Globo quer tentar um acordo com a apresentadora Fátima Bernardes para "isentar" a jornalista da apresentação do "Encontro" a partir do mês de abril de 2022. Como a coluna vem reportando, executivos da emissora não estariam satisfeitos com a flexibilização dada a jornalista pela antiga gestão da casa.

Entretanto, como Fátima tem ainda um longo contrato com a emissora, a Globo não estaria querendo demitir a jornalista preocupada com a multa contratual. Outro fator que colocaria Fátima Bernades em uma situação confortável de flexibilização com a emissora seria o acompanhamento que a jornalista estaria fazendo periódicamente em torno do câncer que teve no útero. 


O mal estar entre Fátima e a emissora teria ocorrido em razão dos 15 dias de folga que a jornalista teria solicitado para este mês de dezembro, logo após retornar do afastamento de 30 dias motivados pela cirurgia no ombro. A emissora não teria acatado a solicitação da jornalista, o que teria causado enorme mal estar nos bastidores. Durante esse mal estar, a emissora apurou que em meio a polêmica, Fátima teria dito instatisfeita para uma pessoa próxima que não estaria disposta a solicitar sua saída do programa, justamente em razão do contrato que tem com o canal dos Marinhos. A apresentadora teria dito que pretende fazer valer a flexibilização prometida pelo canal e que se tivesse que sair, a emissora que seria responsável pelo rompimento do contrato.

Fátima Bernardes ainda possui outra vantagem nessa guerra com a emissora: conversas que a jornalista teria com a antiga presidência da Globo. Na época, a antiga gestão executiva da Globo teria solicitado sua renovação contratual cedendo à morena flexibilização total. Fátima pensava em não renovar seu contrato na época, e por esse motivo a emissora teria prometido que ela poderia solicitar folgas quando tivesse necessidade, e que teria apresentadores à sua disposição para realizar substituições quando demandado.

Leia Também

Com a troca da presidência da emissora neste final de ano - que passou novamente para as mãos da Família Marinho após um longo tempo sob a gerência de Nóbrega - a Globo teria refletido que essa flexbilização tem atrapalhado o desempenho do programa, que vem perdendo audiência significativa na grade após os períodos em que Fátima vem sendo substituída. A decisão de revogar essas flexibilizações teria partido de Paulo Marinho, neto do Roberto Marinho, que assumiu agora o cargo de presidente da TV Globo.  Mesmo com a troca de gestão e a ordem de uma nova logística de trabalho para apresentadora - pautada em menos folgas - a jornalista não teria concordado em abrir mão das regalias que foram anteriormente prometidas. 

Leia Também

A coluna descobriu também que a Globo tentará um acordo com Fátima pautado em duas possibilidades a partir de abril de 2022: o canal vai tentar negociar primeiro sua saída do programa com a ruptura contratual, de forma que a negociação seja benéfica para ambos os lados. Uma proposta estaria sendo preparada para ser enviada para apresentadora em março. Segundo fontes do executivo da Plimplim, a emissora também estará aberta a escutar as condições da jornalista.

Leia Também

Ainda de acordo com essa fonte, caso Fátima não aceite deixar a programação com o destrato contratual oferecido, a Globo estaria pensando em deixar a jornalista terminar seu contrato com um programa semanal, e com isso levar adiante a ideia de manter a jornalista Patrícia Poeta como titular do 'Encontro' a partir de abril de 2022, quando a nova programação da emissora será divulgada. Entretanto, essa fonte não descarta que a jornalista pode ser colocada na geladeira até o término do contrato. Situações como essas já foram vivenciadas por Angélica e Xuxa.

A exigência do corpo executivo da Globo seria manter agora Fátima Bernardes ao vivo no programa durante o maior perído possível até abril. Após vetar o pedido da jornalista pelos 15 dias de folga em dezembro, a Globo concedeu apenas apenas quatro dias de folga no período entre o Natal e o Ano Novo. Entretanto essas folgas não foram concedidas especialmente para Fátima, mas para toda equipe do programa.

A ordem é para que Fátima Bernardes e também Ana Maria Braga fiquem direto ao vivo todo o mês de janeiro. A Globo avaliou que foi um desastre o período recente em que as duas se ausentaram simultaneamente, deixando a programação matianl inteira sendo feita por substitutos. Dentro desse escopo está um planejamento editorial contra o SBT, que vem anunciando uma programação mais criativa na grade matinal a partir de janeiro com o crescimento considerável da audiência do 'Vem pra Cá', apresentado por Patrícia Abravanel. Durante o período em que Fátima e Ana Maria foram substituídas, o programa apresentado pela filha do Sílvio Santos chegou a atingir a liderança no ibope por alguns minutos.

Como Fátima não abriu mão dos 15 dias solicitados em dezembro, a Globo pretende colocar em prática uma estratégia extremamente articulada. Para não sofrer duas baixas com duas apresentadoras - uma vez que Ana Maria Braga também sempre tira quinze dias de folga no final do ano - a apresentadora do Mais Você será a primeira a poder se ausentar. A emissora concedeu os quinze dias de folga para Ana Maria no mês de fevereiro. O objetivo é conceder os quinze dias de Fátima Bernardes somente no mês de março - um mês antes de estrear a nova programação da emissora - e com isso não deixar as duas apresentadoras ausentes novamente da grade matinal ao mesmo tempo.

A ideia da Globo é iniciar as negociações com Fátima justamente no mês de março durante seu período de folga. A emissora pretende ir reforçando a imagem de Patrícia Poeta no 'Encontro' nesse período, pois se a negociação for positiva, Poeta será anunciada em abril como a nova titular após o período de folga de Fátima.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!